Marcos Felipe Pinheiro Lima é o novo chefe do MP junto ao TCDF

O Plenário do Tribunal de Contas do Distrito Federal foi palco da cerimônia de posse do procurador Marcos Felipe Pinheiro Lima como Procurador-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (MPjTCDF), no dia 13, em uma linda solenidade. O novo chefe do MP junto ao TCDF, Marcos Felipe Pinheiro Lima, foi recebido pela presidente do Tribunal de Contas do DF (TCDF), Anilcéia Machado e pelo conselheiro Manoel de Andrade.
A posse foi prestigiada pelos chefes dos três poderes: governador do DF, Ibaneis Rocha, deputado Rafael Prudente, presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente e o desembargador Romão Cícero de Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do DF. Dentre as diversas autoridades presentes no plenário do TCDF, estava o vice-governador Paco Britto.

O procurador Marcos Felipe disse que o seu grande objetivo à frente do órgão será buscar maior eficiência no recebimento das multas e débitos determinados em julgamentos. “De nada adianta este plenário se reunir diversas vezes sem que haja a devida arrecadação”.

O governador Ibaneis Rocha destacou o papel do Tribunal de Contas, o respeito que tem pela instituição e reforçou a importância de uma parceria entre o poder Executivo e da Corte para o desenvolvimento do DF. “É um trabalho em construção para avançarmos. Desejo que continuem nos orientando, julgando com liberdade e sempre dialogando”, declarou Ibaneis.

O governador afirmou esperar que, juntos, governo e MPC “avancem muito, reconhecendo os defeitos da máquina, com dificuldades grandes que precisam ser enfrentadas”. “O que mais importa, neste momento, é o compromisso com as contas desta cidade, que realmente precisam ser ajustadas”, afirmou Ibaneis.
Ibaneis Rocha criticou a tecnologia utilizada nos órgãos públicos do DF. “Temos procedimentos dos mais arcaicos, impensáveis no momento de modernidade. As nossa secretarias trabalham com computadores antigos, folhas de pagamento em planilhas de Excel”, revelou o governador.
O procurador Marcos Felipe Pinheiro Lima ingressou no MPjTCDF em 12 de setembro de 2013, após aprovação em primeiro lugar no concurso público. Antes, foi Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União – CGU, além de Assessor da Presidência e Vice-Presidência do Superior Tribunal de Justiça – STJ, Advogado da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia – HEMOBRÁS e consultor em projetos internacionais financiados com recursos do Banco Mundial.

O novo chefe do MP junto ao TCDF é natural de Imperatriz-MA, é graduado em Relações Internacionais e em Direito e mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Também é autor de artigos publicados em revistas especializadas da área jurídica, nas áreas de Direito Administrativo, Constitucional e Processual Civil.
Fotos: Vinícius de Melo / Agência Brasília.