Campus Party Brasília 2019: Educação do Futuro

Campus Party Brasília - Educação do futuro - Bernadete Alvestoridades - Bernadete Alves
Paco Britto e secretários do GDF na abertura do Campus Party Brasília 2019

O Estádio Nacional de Brasília  Mané Garrincha, é palco da III edição da Campus Party Brasília 2019, segunda maior do mundo. O evento foi aberto ontem à noite pelo presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia , pelo  vice-governador Paco Britto e pelo secretário Gilvan Máximo, de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Campus Party é realizado com participação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e reúne, até domingo (23), profissionais e estudantes de diferentes idades com um ponto em comum: o talento e a paixão pela tecnologia, tema a ser largamente compartilhado durante esses quatro dias.

Campus Party Brasília - Educação do futuro -Bernadete Alves

Entre as atrações da abertura oficial, os participantes assistiram a um vídeo que simulava a chamada Big Bang (Grande Explosão, teoria científica sobre a origem do universo), conheceram as instalações do evento montado nos anéis do Estádio Nacional de Brasília.

No camping, foram montadas 2 mil barracas para os campuseiros. Na Arena, ficam os quatro palcos: Feel The Future, Coders, Creativity e Entrepreneurship; e espaços para workshops IoT, Creators e Startups. E no Open Campus é uma área gratuita que terá atividades como simuladores de realidade virtual e aumentada, batalhas de drones, e mostra de projetos acadêmicos e startups.

Campus Party Brasília - Educação do futuro - Bernadete Alves
Presidente do Instituto Campus Party Francesco Farruggia

O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, lembrou que quando surgiu a ideia de realizar a primeira edição em Brasília, não imaginava que o evento alcançaria tamanha dimensão, superando o de São Paulo em alguns pontos.

Farruggia disse que um dos dos destaques da programação da Campus Party, é a segunda edição do Fórum Internacional da Educação do Futuro, que visa debater novas práticas educacionais a serem implantadas no Brasil, em consonância com as transformações da sociedade neste século. “No final, um manifesto será enviado ao Ministério da Educação”, disse.

O presidente do Instituto Campus Party destacou o projeto Include, que, por meio de parcerias, constrói laboratórios de robótica comunitários. “São destinados aos moradores que não têm oportunidades”, explicou. Atualmente, há dois laboratórios nesse modelo funcionando no Guará e em Santa Maria. “Até o final do ano, serão três novos”.

Campus Party Brasília - Educação do futuro - Bernadete Alves
Paco Britto, vice governador do Distrito Federal, na abertura do Campus Party Brasília 2019

O vice-governador Paco Britto disse que uma das bandeiras do GDF é transformar a capital federal em um lugar de referência em tecnologia, ciência e inovação. Paco falou sobre a importância de incentivar os jovens nas startups (empresas recém-criadas que buscam explorar atividades inovadoras) e reforçou a intenção de tornar a Campus Party de Brasília na maior do mundo.

“Brasília é jovem, é tecnológica e está no rumo certo”, declarou o vice-governador. “Ela está bem mais próxima do que se imagina para atingir o objetivo de se tornar o polo central nesse ramo”, concluiu Paco Britto.

Campus Party Brasília - Educação do futuro -Bernadete Alves
Paco Britto, vice-governador do Distrito Federal, na abertura do Campus Party Brasília 2019

A Campus Party trata de diversos temas relacionados à cultura digital, como geeks(gíria da língua inglesa usada para definir fãs de tecnologia, jogos eletrônicos, livros, histórias em quadrinhos e séries), empreendedores, gamers, cientistas e outros profissionais e estudantes que participam de encontros nos quais acompanham atividades sobre inovação, ciência, cultura, universo digital e empreendedorismo.

Campus Party Brasília - Educação do futuro - Bernadete Alves
Paco Britto, vice-governador do DF na abertura do Campus Party Brasília 2019

O GDF marca presença na programação da Campus Party com os hackatons, eventos que reúnem programadores e desenvolvedores em maratonas com objetivo de criar soluções para determinados desafios. O secretário Gilvan Máximo disse que a expectativa é de um público de cerca de 100 mil pessoas ,entre participantes do Brasil e de outros países da América do Sul – como Paraguai, Bolívia e Argentina – e também da Europa.

“Fazer com que os jovens tenham acesso à tecnologia não tem preço. É gratificante”, declarou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo.

Campus Party Brasília - Educação do futuro - Bernadete Alves

Participaram da abertura da III Campus Party o diretor-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, e o diretor-executivo da USE Telecom, Marcos Costa, respectivos representantes das empresas patrocinadoras do evento; os titulares das secretarias de Cultura, Adão Cândido; Turismo, Vanessa Mendonça; Trabalho, João Pedro Ferraz; Desenvolvimento Econômico, Ruy Coutinho; Projetos Especiais, Everardo Gueiros; Juventude, Léo Bijos; Mulher, Éricka Filippeli; o ex-secretário Thiago Jarjour, da Secti, representantes dos governos federal, deputados federais e distritais.