Dia do Bombeiro é comemorado com Sessão Solene

Dia do Bombeiro é comemorado em Sessão Solene na Câmara - Bernadete Alves
Deputado Julio Cesar preside Sessão Solene alusiva ao Dia do Bombeiro Brasileiro

A atuação do Corpo de Bombeiros não está limitada ao combate de fogo. Os Bombeiros também se dedicam, diariamente, a proteger vidas e o patrimônio alheio. Dada a importância do trabalho, os militares são comemorados com uma data alusiva ao seu importante papel na sociedade.

A Câmara dos Deputados homenageou nesta terça-feira (2), em sessão solene, o Dia do Bombeiro Brasileiro e os 163 anos da corporação. A homenagem foi requerida pelos deputados Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF), Celina Leão (PP-DF) e Bia Kicis (PSL-DF) e contou com a presença do governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF, Carlos Emilson Ferreira dos Santos; o secretário de Segurança do DF, Anderson Torres; e o deputado distrital Martins Machado do (PRB-DF); o diretor da Record TV, Luciano Ribeiro e o secretário Vitor Paulo, de Relações Institucionais do Distrito Federal.

O deputado Julio Cesar Ribeiro que presidiu a Sessão Solene, no plenário Ulysses Guimarães, leu um discurso encaminhado pelo presidente da Casa, o deputado Rodrigo Maia, dizendo ser necessário “reconhecer a relevância de mulheres e homens que se dedicam a tão honrosa profissão, um dever de quem valoriza a vida”.

Dia do Bombeiro é comemorado em Sessão Solene na Câmara - Deputado Julio Cesar Ribeiro -Bernadete Alves
Deputado Julio Cesar Ribeiro, durante homenagem ao Dia do Bombeiro na Câmara Federal

Julio Cesar Ribeiro destacou a trajetória do Corpo de Bombeiros no Brasil. “Falar sobre esta centenária corporação deixa-me emocionado pelo histórico de bravura que ela carrega ao longo desses 163 anos de serviços prestados ao país”, afirmou. “O Brasil é um dos poucos países que militarizou a atividade dos bombeiros. Isso impõe respeito hierárquico e métodos de bastante disciplina na formação profissional”, declarou o parlamentar.

A deputada Celina Leão (PP-DF), que sugeriu a solenidade, disse que não se trata de corporativismo a reivindicação de mudanças na reforma da Previdência para os bombeiros, mas de reconhecimento dos riscos das atividades que eles exercem.“É por isso que vocês têm um capítulo dentro da Constituição que trata só de segurança pública. Nós aqui não estamos falando de corporativismo, mas de pessoas que dão a própria vida para salvar outras”, disse Celina Leão.

Dia do Bombeiro é comemorado em Sessão Solene na Câmara - Bernadete Alves 1

O governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto, disse que os bombeiros são o orgulho dos brasileiros, e têm como missão proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente. “Celebramos os 163 anos da Corporação e os 52 anos dos bravos guerreiros, que vieram a pé do Rio de Janeiro para a capital de todos os brasileiros iniciar o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal,” declarou Paco Britto.

O governador em exercício do DF, destacou algumas atividades do Corpo de Bombeiros como o “Bombeiro Mirim” e a administração do Colégio Militar Dom Pedro II, instituição de ensino público no Distrito Federal. Ele afirmou que a corporação é exemplo para crianças e adolescentes. “Muitas crianças sonham em ser bombeiros e ter essa profissão tão enriquecedora para o país, como muitos que estão aqui hoje”, disse Paco Britto.

Dia do Bombeiro é comemorado em Sessão Solene na Câmara - Bernadete Alves
Governador em exercício Paco Britto participa de Sessão Solene em homenagem ao Dia do Bombeiro Brasileiro

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Carlos Emilson Ferreira dos Santos, declarou que os desafios são diários e permanentes e que mensalmente, a instituição atende mais de 10 mil chamados, como emergências médicas e acidentes de carros.

Dia do Bombeiro é comemorado em Sessão Solene na Câmara - Bernadete Alves
Câmara dos Deputados faz homenagem ao Dia do Bombeiro Brasileiro

O comandante  citou alguns programas executados pelo Corpo de Bombeiros do DF, como a coleta de doação de leite materno que, segundo ele, já contribuiu para a sobrevida de 6 mil crianças do Distrito Federal, e também a mobilização de mais de dois mil bombeiros para atuar no combate à dengue.

Dia do Bombeiro é comemorado em Sessão Solene na Câmara - Bernadete Alves 01

“Diante da jornada diária árdua, nós executamos com profundo empenho e dedicação todas as nossas missões, com um brilho no olhar e uma satisfação coletiva de ser bombeiro”, declarou Carlos Emilson Ferreira dos Santos.

Dia do Bombeiro é comemorado em Sessão Solene na Câmara - Bernadete Alves 002

Aqui no Distrito Federal a importância dos bombeiros é maior. Nesta época de seca eles combatem os incêndios com perícia, destemor e amor a natureza e seres vivos.

Dia do Bombeiro é comemorado em Sessão Solene na Câmara - Bernadete Alves

Dia do Bombeiro é comemorado em Sessão Solene na Câmara - Bernadete Alves
Carlos Emilson Ferreira dos Santos, Secretário Vitor Paulo, governador Paco Britto e o deputado Julio Cesar Ribeiro