Luto na Bossa Nova: morre o cantor e compositor João Gilberto

Morreu hoje no Rio de Janeiro, aos 88 anos, o cantor e compositor João Gilberto, considerado um dos pais da bossa nova. O estado do cantor se agravou nos últimos meses, desde a perda da ex-mulher e amiga Miúcha, também cantora, que morreu em dezembro de 2018. O músico estava em casa, no Leblon, zona sul do Rio e a causa da morte ainda não foi divulgada.
O cantor e violonista baiano deixa três filhos: João Marcelo, Bebel e Luisa. João Gilberto ficou conhecido por revolucionar a música brasileira, pela sua maneira de cantar e tocar violão.

João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, nascido em Juazeiro, Bahia, em 1931, revolucionou a música brasileira. Contribuiu decisivamente para tornar a bossa nova um estilo musical reconhecido em todo o mundo. O músico concluiu em 1961 a trilogia de álbuns fundamentais que apresentaram a Bossa Nova ao mundo, foram eles “Chega de saudade” (1959), “O amor, o sorriso e a flor” (1960) e “João Gilberto” de 1961.
Veículos internacionais repercutiram a morte do cantor e compositor João Gilberto, considerado um dos pais da bossa nova. Jornais como o francês “Le Monde” e o italiano “Corriere della Sera” destacaram a importância do cantor e compositor no alto de seus sites. A britânica BBC e a CNN en Español também repercutiram a morte do “pai da bossa nova”.
Seu legado musical permanecerá para sempre em nossos corações. “Chega de Saudade”, disco lançado no fim da década de 50, deu o tom da bossa nova e abriu espaço para a geração de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque.

João Gilberto fez parceria com o saxofonista Stan Getz. A parceria entre os dois gerou o disco “Getz/Gilberto”, que foi premiado com o Grammy de disco do ano. Eles se apresentaram no Rockefeller Center de Nova York, em 1972. Nos anos 80 João Gilberto era um dos maiores nomes da música brasileira. O cantor e compositor foi leito pela revista Rolling Stone Brasil o 2º maior artista brasileiro de todos os tempos, atrás somente de Tom Jobim.
Devido as desavenças familiares e questões relacionadas a direitos autorais de sua obra, o músico se isolou em seu apartamento. Os problemas abalaram o gênio da música, deixando sua saúde cada vez mais fragilizada e mais solitário.
A batida inigualável no violão cala-se para sempre mas os nossos aplausos não. Uma triste perda. Nossos sentimentos!