Dramaturgo Adriano Guimarães é indicado a Prêmio Shell de Teatro

O brasiliense Adriano Guimarães foi indicado ao 32º Prêmio Shell pela sua brilhante atuação na direção do espetáculo ‘A Ponte’. Além de diretor teatral, Adriano Guimarães é professor, artista visual e atua há mais de 20 anos construindo trabalhos em teatro, performance e artes visuais.
Adriano Guimarães foi indicado diversas vezes ao Prêmio Shell, uma das mais importantes premiações do teatro brasileiro, sendo agraciados na categoria de Melhor Direção, junto a Hugo Rodas, com a montagem de Dorotéia. Tem em sua trajetória mais de 50 peças teatrais, entre as mais recentes: O Imortal, baseado no conto de Jorge Luis Borges (2018); Hamlet – Processo de Revelação (2015-2017); Ruído (2016); Nada – Uma Peça para Manoel de Barros (2012-2013).

Adriano é conhecido internacionalmente pela pesquisa artística desenvolvida, desde 1998, sobre a obra do escritor irlandês Samuel Beckett. Realizou diversos projetos transdisciplinares contando com a colaboração de Stanley Gontarski, Marília Panitz, Fábio de Souza Andrade, Gisele Fróes, Luiz Fernando Ramos, Vera Holtz, Gerardo Mosquera, Luís Melo, Bárbara Heliodora, Denise Stutz, Gerd Bornheim, Helena Katz, José Miguel Wisnik, Ana Miguel entre outros.
O artista visual brasiliense já realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, tendo sua trajetória marcada por mostras como a Bienal de São Paulo e o Panorama da Arte Brasileira.

Os indicados ao 32º Prêmio Shell são: Ator – Luis Miranda por ‘O mistério de Irma Vap’ e Rogério Brito por ‘Ricardo III ou ‘Cenas da Vida de Meierhold’. Atriz – Bete Coelho por ‘Mãe Coragem’ e Tânia Bondezan por ‘A Golondrina’.
Direção – Daniela Thomas por ‘Mãe Coragem’ e Adriano Guimarães por ‘A Ponte’. Dramaturgia – Newton Moreno por ‘As Cangaceiras Guerreiras do Sertão e Eloisa Elena por ‘Entre’.
Cenário – Daniela Thomas e Felipe Tassara por ‘Fim’ e Guilherme Luigi por ‘Apenas o fim do Mundo’. Figurino – Karen Brusttolin por ‘O Mistério de Irma Vap’ e João Pimenta por ‘Noite’.
Iluminação – Cesar Pivetti por ‘O Mistério de Irma Vap’ e Wagner Freire por ‘A Desumanização’. Música – Felipe Antunes por ‘Mãe Coragem’ e Meno Del picchia por (In) Justiça.
Os indicados serão escolhidos pelos jurados: Evaristo Martins de Azevedo, Lucia Camargo, Luiz Amorim, Maria Luiza Barsanelli e Ferdinando Martins.
O vencedor de cada categoria irá receber uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de 8 mil reais.