Associação Comercial do DF apresenta Conselho da Mulher Empresária
O Palácio do Comércio ficou lotado para a cerimônia de posse das integrantes do Conselho da Mulher Empresária, no dia 07, em Brasília. A criação do Conselho da Mulher Empresária é um pilar de combate à desigualdade de gênero e o empoderamento da mulher na sociedade produtiva.

A Associação Comercial do Distrito Federal foi fundada em 1957 e desde então desempenha um importante papel na consolidação política e econômica do Distrito Federal. Para incentivar mais mulheres a serem empreendedoras a entidade criou um conselho para esta finalidade.

O presidente Fernando Brites disse que o Conselho da Mulher Empresária tem a missão de fomentar o associativismo empresarial feminino e a economia criativa. Além disso, o órgão visa estimular as ações de capacitação para formação e desenvolvimento pessoal, liderança e gestão empresarial.
“A ACDF buscará manter a tradição e luta em defesa da classe comercial, mas sempre buscando o desenvolvimento do Distrito Federal como um todo”, assegurou o presidente Fernando Brites.
A CME-DF também vai promover o intercâmbio com instituições federativas e distritais e ampliar parcerias nacionais e internacionais. A iniciativa da ACDF é muito importante para incentivar mulheres a serem empreendedoras e alcançarem a tão desejada segurança econômica. A cerimônia foi prestigiada pelas secretárias de Estado do Distrito Federal, Ericka Filippelli, da Secretaria da Mulher, e Vanessa Mendonça, da Secretaria de Turismo, pela administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, e demais autoridades.

A engenheira Ivonice Aires Campos Dias foi a escolhida para presidir o Conselho da Mulher Empresária no Distrito Federal. A empresária tem se destacado na cidade pelo profissionalismo, ética e respeito ao semelhante. Exerce com alegria a sua responsabilidade social nas ações de filantropia e em defesa de um país mais sustentável e igualitário.

“Entusiasmada com o convite, dedico a minha primeira inspiração a construir conjuntamente propostas, planos e projetos para melhoria das condições de sustentabilidade do empreendedorismo em todas as suas dimensões, fortalecendo nosso aprendizado, umas com as outras. Buscaremos conhecimento e capacitação a todo o tempo, em constante e contínua evolução do protagonismo da mulher”, declarou a presidente do CME, Ivonice Aires Campos Dias.

A presidente do CME-DF convocou as pessoas que promovem o empoderamento, segurança e bem-estar das mulheres para unirem forças em prol de uma Brasília com igualdade de oportunidades.
A secretária da Mulher, Ericka Filippelli, falou da importância de capacitar as mulheres e de garantir a sua renda. “O empreendedorismo é uma saída para mulheres vítimas de violência”. “Vamos nos unir para inserir cada vez mais as mulheres no mercado de trabalho”, convocou a secretaria.

Para ela a mulher brasileira é articulada, comunicativa e empreendedora de natureza. Ericka Filippelli falou que a sua missão como secretária de Estado é garantir “ um novo tempo para a mulheres do Distrito Federal, com mais segurança, mais oportunidades, mais promoção, mais autonomia econômica e mais saúde”.

Patrícia Rego, gestora de negócios da Fecomércio-DF e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil Portugal no Centro-Oeste, afirmou que, em 17 anos no campo do empreendedorismo associativista, observou que a força do movimento surge da união entre empresários.
“No Brasil e no DF, temos diversas entidades e grupos que trabalham dentro do mesmo propósito. Devemos nos unir para fortalecer o empreendedorismo feminino, pois, por conta da nossa cultura machista, existem muitas crenças limitantes. Nossas entidades precisam desenvolver nas mulheres não só habilidades técnicas, mas também mentoriais para o desenvolvimento de ‘soft skills’”, declarou Patricia.
A presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME), Tania Rezende, por meio de um documento lido durante a solenidade, parabenizou a presidente empossada, Ivonice Aires Campos Dias, e ressaltou a importância da sinergia entre todos os movimentos femininos dentro de Associações Empresariais, sempre conectados pelas diretrizes do CNME: “A criação e consolidação do Conselho da Mulher do DF é um marco para empreendedorismo feminino no Brasil. Coloco o Conselho Nacional à disposição para auxiliar e trabalharmos juntas”.

Junto com Ivonice foram empossadas como integrantes do Conselho as empreendedoras Nathanry Osório, Sandra Soares da Costa, Maria Vandira Peixoto, Nágela Maria, Claudia Maldonado, Benigna Venâncio, Laura Oliveira, Kátia Ferreira, Ana Paula Guedes e Renata La Porta.

Parabenizo a ACDF pela criação de tão importante Conselho em um momento em que o nosso país passa por transformações preocupantes e diante da realidade econômica diversa. Desenvolver o empreendedorismo é um caminho para combater o desemprego. Os negócios geridos por mulheres mostram o potencial que as empreendedoras têm para promover transformações na sociedade e no progresso da cidade.

No final da cerimônia a presidente Ivonice ofereceu flores para as suas companheiras de jornada. A confraternização ficou à cargo do buffet Renata La Porta.
