TST entrega Mérito do Trabalho em solenidade prestigiada pela alta cúpula

O presidente do TST, ministro Brito Pereira, entregou ontem à tarde a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (OMJT), a 51 personalidades brasileiras, dentre elas o Presidente da República e duas instituições ,durante solenidade na sede do Tribunal Superior do Trabalho.

A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho é concedida em seis graus: Grão Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. As indicações dos agraciados são feitas pelos ministros do TST e pelo Conselho da OMJT, que analisa os nomes indicados e define a lista anual. O conselho é formado pelo presidente e pelo vice-presidente da Corte, pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, pelo ministro decano e por mais dois ministros indicados pelo Órgão Especial.

Os presidentes dos Três Poderes receberam o Grão Colar, a condecoração máxima da Justiça do Trabalho.


Além dos presidentes da República e do STF, foram agraciados na solenidade o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, os ministros do STF Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes e os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, e do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno Ribeiro Pereira.




Os presidentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, e do Superior Tribunal Militar, almirante de esquadra Marcus Vinícius Oliveira dos Santos, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também receberam a comenda.


O Trinanal Superior do Trabalho também reconheceu os méritos os comandantes da Marinha, almirante de esquadra Ilques Barbosa Júnior, do Exército, general Edson Leal Pujol, e da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Antônio Carlos Moretti Bermudez.




A primeira instituição homenageada em 2019 foi a Associação Pestalozzi de Brasília, representada por seu presidente, Sérgio Augusto Belmonte. Desde 1965, a instituição filantrópica presta atendimento a pessoas com diversidade funcional, deficiência intelectual, deficiência múltipla e transtornos do espectro do autismo e busca a eliminação da deficiência como construção social.

A segunda instituição homenageada pela atuação social, foi a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora , a UFRJF de MG, fundada em 1923 e representada na solenidade por sua diretora, Aline Araújo Passos. Entre outros destaques, a faculdade alcançou bons resultados no Exame Nacional de Cursos e no exame da Ordem dos Advogados do Brasil.
Também foram agraciados os ministros do STJ Humberto Martins e Marcelo Dantas, com os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Daldice Maria Santana de Almeida, Fernando César Baptista de Mattos, Arnaldo Hossepian Salles de Lima, o presidente da OAB/DF Délio Lins e Silva e o advogado Valdetário Andrade Monteiro, Secretário da Casa Civil do DF, dentre magistrados, advogados, professores universitários, maestros e outras personalidades.

Homenageado no grau Comendador, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva recebeu a comenda das mãos do ministro Ives Gandra, do TST. “É uma satisfação receber uma homenagem como esta”, comentou ao término da cerimônia, que contou com a presença de todos os ministros do TST.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, recebeu a condecoração Grã Cruz,o segundo maior grau de conferência, das mãos do vice-presidente do TST, ministro Renato de Lacerda Paiva. “Essa comenda não só pelo fato de ser atualmente governador mas por uma vida que acompanho a Justiça do Trabalho e o Tribunal Superior do Trabalho. Só de advocacia são mais de 25 anos. Sofri em vários momentos quando tentaram extinguir a Justiça do Trabalho, que é a verdadeira Justiça Social, aquela que esta mais próxima das pessoas e de quem precisa”, ressaltou o governador.

“É um grande orgulho. Passou um filme na minha cabeça, de toda minha história de vida como profissional. Estou muito orgulhoso dessa honraria”, declarou o governador do DF Ibaneis Rocha.

A homenagem é destinada a quem se destaca no exercício da profissão, serve de exemplo para a sociedade ou, de algum modo, contribui para o engrandecimento do Brasil. A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho foi instituída em 11 de novembro de 1970.


