Harmonização Orofacial é a nova especialidade odontológica
A palavra harmonia nos remete a sensações de equilíbrio, leveza, auto-estima e bem-estar. Estamos o tempo todo harmonizando alguma coisa: a decoração com o ambiente, a comida com a bebida e, claro, o sorriso com a face.
Combinar sorriso e face à favor da harmonia desejada é o sonho de consumo da maioria das pessoas. Afinal, rejuvenescer alguns anos sem cirurgia é muito bom. Como os lábios são a cortina do sorriso, a odontologia vai além de cuidar da saúde bucal e de detectar enfermidades.
A Odontologia mudou e novas abordagens surgiram. O Dentista estuda cada vez mais proporção e harmonia facial e nunca para de se especializar e se atualizar. O conhecimento tem aumentado muito, as tecnologias tem melhorado dia a dia e novas modalidades de tratamento que até então eram impensadas, hoje melhoram a vida de todos.
Proporções faciais, que antes só poderiam ser resolvidas com procedimentos cirúrgicos, hoje as imperfeições que afetavam o resultado estético do sorriso são corrigidas em processos pouco invasivos, feitos com anestesia local e na cadeira do dentista.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO), por meio da Resolução 198/2019 regulamenta a Harmonização Orofacial como especialidade odontológica. Para o CFO, o objetivo principal é promover serviço de excelência para a população, a partir dessas novas premissas estabelecidas. Procedimentos com estimuladores de colágeno, fios de sustentação e aplicação de botox também podem ser realizadas pelos cirurgiões dentistas.
Por meio de técnicas específicas e procedimentos, o dentista corrige algumas imperfeições que afetam o resultado estético do sorriso. Aplicação de toxina botulínica, ácido hialurônico e até a bichectomia são alguns exemplos de procedimentos que fazem parte de um tratamento de harmonização orofacial.

Para atender tanta demanda por um rosto mais jovial e agradável, os profissionais de odontologia e de saúde como um todo, precisam se especializar nesta área de Harmonização Orofacial. E o IESB é a primeira instituição de ensino superior de Brasília a oferecer um curso de especialização na área de Harmonização Orofacial.
O objetivo do curso é capacitar os profissionais a conduzir terapias que envolvam aplicação de toxina botulínica, bem como seu uso estético, com foco na prevenção do envelhecimento. Além disso, o curso prepara o cirurgião-dentista com técnicas cirúrgicas para lipoplastia e orienta o profissional para prever riscos e solucionar problemas que possam ocorrer nos procedimentos.
A modalidade é presencial com encontros quinzenais no IESB Campus Sul (613/14 sul). Os alunos dispõem de estrutura com laboratórios com tecnologia 3D, manequins e simuladores. A carga horária é de 500 horas em 10 meses de aula.
O curso de especialização em Harmonização Orofacial do Centro Universitário IESB, é coordenado pela professora Luciana Ferreira Diaz, mestre em Implantodontia e especialista em Harmonização Facial. Dra. Luciana diz que a harmonização vai além da estética. “Sequelas faciais causadas por doenças ou traumas físicos também podem ser tratados com o procedimento”.

A professora diz que a paralisia facial é outro caso que pode ser corrigido com fios de sustentação e botox. “No caso do bruxismo, ao invés de o dentista passar uma placa para o paciente dormir sem bater os dentes, a gente também trata com toxina butolínica”, explica Luciana Diaz.
“São processos pouco invasivos, feitos com anestesia local, a mesma utilizada por dentistas em procedimentos normais”, informa Luciana. Para ela, a Harmonização Orofacial deve ser cada vez mais aprimorada e utilizada daqui em diante.
Para estar de bem com a própria face é preciso ser criterioso na escolha do profissional. Somente o Dentista com pós graduação em harmonização orofacial, pode executar com segurança esses novos procedimentos de estética e rejuvenescimento facial.