Abrasel debate como empreender a partir das ruas no 31º Encontro Nacional

31º Congresso Nacional da Abrasel em Brasília -  Bernadete Alves
Abertura do 31º Congresso Nacional da Abrasel no Royal Tulip Alvorada, em Brasília

O Royal Tulip Alvorada foi palco na noite do dia 13, da abertura do 31º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, com a presença de mais de 600 convidados de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal ao som da Banda da Marinha e com jantar típico do cerrado.

Com o tema “Há Brasil, Abrasel. A partir das ruas, a união que transforma”, o evento contou com a presença de importantes líderes políticos e conceituados empresários brasileiros, que lutam por  mudanças necessárias para a construção de um Brasil Novo.

31º Congresso Nacional da Abrasel em Brasília -  Bernadete Alves
Orquestra da Marinha na abertura do 31º Congresso Nacional da Abrasel no Royal Tulip Alvorada, em Brasília

A abertura do maior encontro de conhecimento e inteligência do setor da Alimentação Fora do Lar, contou com a presença do presidente do Conselho de Administração Nacional da Abrasel, Paulo Nonaka; do presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci;  do vice-governador do Distrito Federal Paco Britto; do presidente da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo, deputado federal Efraim Filho; do diretor-presidente do Sebrae Nacional Carlos Melles; do presidente da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), George Pinheiro; do líder do Conselho Nacional da Abrasel, Newton Pereira; do secretário-executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno; do secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa; e do secretário especial da Previdência Social, Rogério Marinho.

31º Congresso Nacional da Abrasel em Brasília -  Bernadete Alves

Paulo Solmucci ressaltou o momento histórico de convergência vivido pelo País, onde sob a liderança do governo federal, os poderes executivos e legislativos se mostram alinhados para ouvir a pauta das ruas e oferecer soluções para simplificar o empreender e melhorar a qualidade de vida do País. “Nós precisamos construir um Brasil Novo, destravar o país, desburocratizar, desregulamentar. Tenho certeza que esse é o objetivo dos líderes que aqui estão. Recebemos um mandato dos cidadãos e nessa caminhada não tenho dúvidas que coisas maravilhosas ainda vão acontecer”, disse.

31º Congresso Nacional da Abrasel em Brasília -  Bernadete Alves
Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, na abertura do 31º Congresso Nacional
31º Congresso Nacional da Abrasel em Brasília -  Bernadete Alves
Abertura do 31º Congresso Nacional da Abrasel no Royal Tulip Alvorada, em Brasília

O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno, disse que o governo federal tem valorizado a gastronomia, que, para ele, é um dos pilares de promoção turística que o Brasil deve levar em consideração. “A nossa comida é a melhor do mundo. Isso que é promoção. É isso que atrai os turistas. É isso que dá resultados”.

31º Congresso Nacional da Abrasel em Brasília -  Bernadete Alves
Paco Britto, na abertura do 31º Congresso Nacional da Abrasel no Royal Tulip Alvorada, em Brasília

O vice-governador do DF, Paco Britto,disse que o turismo é um dos setores que podem impulsionar a economia no Distrito Federal e no Brasil.  “Se fortalecermos o turismo em Brasília e no Brasil fortaleceremos todos os bares e restaurantes, que são empresas que geram emprego e renda. Eu peço a todos um olhar especial para o turismo”, disse Paco Britto aos donos de bares e restaurantes, políticos e representantes do governo federal e local que compareceram ao evento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Sebrae Nacional e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) lançaram durante a  abertura do Congresso um curso para qualificar gratuitamente micro e pequenos empreendedores do setor de alimentação fora do lar. A ação visa aprimorar os conhecimentos de potenciais empresários nas áreas de gestão de pessoas, gestão da empresa, qualidade e processos, projeto e gestão do produto.

O presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, disse que o segmento gastronômico  é um dos que mais gera empregos no país, principalmente entre os pequenos negócios. Meles ressaltou a importância do setor de bares e restaurantes para a economia. “Cada vez mais, nós brasileiros nos alimentamos fora de casa, por isso esse setor emprega cerca de seis milhões”.

31º Congresso Nacional da Abrasel em Brasília -  Bernadete Alves
O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, entre Vanessa Mendonça e o vice-governador Paco Britto

Estiveram na solenidade os principais consultores, líderes empresariais e gastronômicos do Brasil, além de chefs de cozinha reconhecidos internacionalmente. A Governadora do RN, Fátima Bezerra, o Senador Jean Paul Prates e parte da bancada federal potiguar também estiveram presentes na solenidade de abertura do Congresso Nacional da Abrasel.

31º Congresso Nacional da Abrasel em Brasília -  Bernadete Alves
Senador Jean Paul Prates, Paulo Solmucci, Governadora do RN Fátima Bezerra, Artur Fontes e Max Fonseca

O presidente da Abrasel-DF, Rodrigo Freire, disse à jornalistas que Brasília é a terceira cidade brasileira onde a população mais come fora de casa. Só perde para São Paulo e Rio de Janeiro. “Mas, proporcionalmente (ao número de habitantes), ocupamos o segundo lugar. As pessoas comem fora por termos uma das rendas per capita mais altas do país”.

31º Congresso Nacional da Abrasel em Brasília -  Bernadete Alves
Paulo Solmucci, Paco Britto, Vanessa Mendonça e Carlos Meles

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça,parabenizou o trabalho da Abrasel no DF e destacou que Brasília é o 3º polo gastronômico do país e que cada vez mais os turistas levam isso em consideração na hora de escolher o seu destino. “Pesquisa recente do buscador de viagens Kayak detectou que 43% dos turistas elegem como prioridade de gastos em uma viagem a gastronomia, e que 78% dos pesquisados afirmaram decidir o destino a partir de expectativas quanto à comida. Valorizar esse segmento é atrair mais turistas para a nossa cidade-capital”, falou  Vanessa Mendonça.

31º Congresso Nacional da Abrasel em Brasília -  Bernadete Alves
Abertura do 31º Congresso Nacional da Abrasel no Royal Tulip Alvorada, em Brasília

O jantar com ingredientes do cerrado foi assinado pelos chefes Gil Guimarães, Lui Veronese e Diego Badra. Um sucesso.

O 31º congresso seguiu até a quinta-feira, 15 de agosto, com a programação técnica, no Centro Universitário IESB, Asa Sul,com palestras de conceituados líderes empresariais e chefs de cozinha com temas que irão ajudar os empresários do setor de alimentação fora do lar a inovarem e aumentarem a produtividade em seus negócios.

Junto da programação técnica, os participantes também desfrutaram do Lounge de relacionamento Abrasel, com a presença dos principais parceiros da entidade. E, em paralelo, foi realizado o Mesa ao Vivo Brasília, pelo 8º ano. Na “Mesa ao Vivo” , especialistas de diferentes estados do Brasil  apresentaram em aulas-show receitas e preparos inusitados. Foram mais de 30 profissionais compartilhando conhecimentos.

Mais de mil pessoas, entre empresários, gestores, formadores de opinião e entusiastas da área, conferiram dicas de mercado e experimentos culinários. O congresso também apresentou  as novidades mais importantes do mercado que envolvem tecnologia, como serviços delivery e marketing digital, além dos hábitos de consumo dos clientes.

Fizeram parte do time de renomados líderes, chefs de cozinha e especialistas no setor como o fundador da Stone, André Street; o vice-presidente comercial da Uber Eats, Francisco Simon; o head de empreendedorismo e o head de marketing para micro e pequenas empresas do Facebook, Daniel Paz e Leo Bonoli; a gerente de grandes contas e gastronomia da Unilver Food Solutions, Tatiana Lanna, entre muitos outros.

Nas salas da gastronomia, mais de 30 aulas-show e degustações foram comandadas por grandes chefs de cozinha de Brasília e de outras capitais, como Mara Alcamin (Universal Dinner – DF), Gil Guimarães (Baco Pizzaria – DF e Napoli Centrale – SP), Ville Della Penna (Fornaia – DF), Claude Capdeville (Toca do Chopp – DF), Marcelo Petrarca (Bloco C – DF), Lídia Nasser (Empório Árabe – DF) e Inaiá Sant’Ana (Quitutices – DF).

Entre os chefs do “Mesa ao Vivo”, destaque para os professores do curso de Gastronomia do IESB, Pablo Alejandro André, com “Os segredos de um croissant perfeito”, com uma receita diferente usando recheio de limão e cobertura de merengue, e Lucas Heitor que ensinou um delicioso “Religieuses de chocolate” – doce francês composto por profiteroles e ganache de chocolate.

Uma das grandes inovações dessa edição foi a realização do Melhor das Cidades no Lounge Abrasel. Estabelecimentos de destaque de Brasília preparam degustações de pratos e produtos para o público. Outra novidade foi a realização de visitas técnicas a alguns dos melhores restaurantes da cidade.

Durante dois dias o setor de bares e restaurantes se reuniu para discutir os desafios e apresentar propostas para o avanço da alimentação fora do lar no Brasil e, de maneira mais ampla, melhorar o ambiente empreendedor do País e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Parabéns à Abrasel pela organização do 31º Congresso Nacional aqui em Brasília  e a todos os chefs de cozinha  e empreendedores da área de gastronomia pela excelência de conhecimento.