Setor Comercial Sul será transformado em showroom criativo

O Instituto Illuminante de Inovação Tecnológica e Impacto Social,em parceria com a Associação Comercial do Distrito Federal , trabalham na implementação do Setor Digital Criativo Sul que tem por meta revitalizar o Setor Comercial Sul para transformá-lo num grande showroom criativo.
A ideia foi apresentada durante o lançamento do projeto Setor Digital Criativo Sul, na sexta-feira , 16, no Museu da República. A finalidade da parceria é fomentar ações de renovação do espaço por meio parcerias público-privadas (PPPs). A iniciativa já conta com a adesão de 20 condomínios de edifícios.
A intenção do projeto é tornar o Setor Comercial Sul em uma espécie de laboratório para aplicar em Brasília inovações já testadas em centros urbanos ao redor do mundo e que envolvem energias renováveis, telecomunicação avançada, internet das coisas, reutilização de água, automação predial, carros elétricos, mobilidade urbana, segurança, paisagismo predial, entre outros recursos.
O presidente do Instituto Illumintante, Gilberto Lima Junior, disse que a proposta vai atrair os grandes empresários, nacionais e internacionais, a investirem no projeto de revitalização física e de funcionalidade do Setor Comercial. “Isso irá fomentar por meio da tecnologia e da inovação disruptiva a cadeia produtiva da economia criativa. Vamos levar em consideração as economias cultural, colaborativa, compartilhada e a circular – que tem como característica os projetos sociais”, explicou Gilberto Lima.
Os idealizadores do projeto querem redefinir o Setor Comercial Sul, que é considerado um tanto antiquado, para transformá-lo em um dos pólos comerciais mais modernos do mundo, sem perder as suas características arquitetônicas e urbanísticas pensadas pelos gênios que criaram Brasília.
O presidente da Associação Comercial do DF, Fernando Brites, disse que em poucos anos o comércio e a indústria vão ter que se adaptar as mudanças dos tempos, dos desafios empresariais e da vocação da própria cidade enquanto capital e sede das atividades empresariais nacionais.
“A ACDF foi uma das pioneiras em criar um ambiente para aconselhar e ajudar os empresários da nossa capital e, atualmente, é uma entidade que se coloca como vanguardista das novas estruturas”, declarou Fernando Brites.
A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, destacou durante o lançamento que essa é uma ação que prevê o real reconhecimento que o Setor Comercial Sul merece. “Nós temos que resgatar nossa capital. Brasília já nasceu disruptiva, rompendo padrões e modelos. Aproveitar a tecnologia e a inovação para revitalizar esse espaço é uma grande oportunidade”, declarou Vanessa Mendonça.
A iniciativa é muito importante porque o SCS é uma das áreas mais caras do Distrito Federal, cobiçada por bancos, grandes empresas e órgãos públicos mas, infelizmente, está entre as regiões comerciais mais degradadas da capital. Vários prédios estão abandonados, ambulantes e flanelinhas estão por toda parte e o trânsito ali é caótico.