Dia do Cerrado é celebrado com almoço típico

Dia do Cerrado é comemorado com almoço típico - Bernadete AlvesO Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, superado apenas pela Amazônia. Marcado pela diversidade biológica, já perdeu 50% da sua cobertura natural e requer esforços concentrados em torno de sua preservação. O Cerrado está presente em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Devido a sua importância, desde 2012, a Secretaria do Meio Ambiente, do GDF, realiza a  Semana do Cerrado. Com o tema Cidades Sustentáveis, a programação 2019 teve início no dia 08 deste mês com muitas atividades no Zoológico de Brasília.

Dia do Cerrado é celebrado com almoço típico - Bernadete Alves
Secretário Sarney Filho durante celebração do Dia do Cerrado no Recanto das Emas

Hoje o Secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho, esteve no Restaurante Comunitário de Recanto das Emas desfrutaram de cardápio especial com ingredientes típicos do bioma, como o tamarindo, cajuzinho e Sucos com os sabores locais.

O Secretário de  Desenvolvimento Social , Ricardo Guterres  e o administrador da região administrativa, Carlos Dalvan, também participaram do almoço junto com moradores da cidade. Ricardo Guterres chamou a atenção para o trabalho em conjunto entre as duas pastas.

Dia do Cerrado é comemorado com almoço típico - Bernadete Alves

“A aproximação entre as secretarias é do interesse do governador Ibaneis Rocha. “Sedes e Sema ainda vão trabalhar muito juntas. A população só tem a ganhar com isso”, declarou Guterres. Ele também antecipou que a gestão de resíduos, que contribui para a preservação do Cerrado, será foco da parceria.

O titular da Sema, Sarney Filho, explicou que a iniciativa tem o objetivo de aproximar população e bioma. “Eu tenho dito muito que é preciso conhecer para preservar. Então viemos aqui demonstrar, discutir, para que, mais informadas, as pessoas possam colaborar e fazer sua parte. Assim, o Cerrado vai poder continuar prestando os serviços ambientais à sociedade”.

Dia do Cerrado é comemorado com almoço típico - Bernadete Alves
Secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho, comemorando o Dia do Cerrado com almoço típico em Recanto das Emas

“O bioma sofre muita pressão. Nós temos uma responsabilidade muito grande para cuidar dele e garantir não somente o uso da água para a cidade de Brasília, mas para as bacias do Brasil para as quais a água do Cerrado escorre”, acrescentou o secretário Sarney Filho.

O restaurante comunitário de Recanto das Emas recebeu ainda exposição de frutas, produtos da biodiversidade e cartazes com espécies da flora cerratense. O público pode apreciar as delícias típicas do cerrado.

Dia do Cerrado é comemorado com almoço típico - Bernadete Alves
Dia do Cerrado é celebrado no Distrito Federal