Escritor Maurício de Sousa é homenageado em Brasília

Cartunista Maurício de Sousa é homenageado no Senado - Bernadete Alves
Senador Eduardo Gomes e Maurício de Sousa

O escritor Mauricio de Sousa foi homenageado hoje no Senado Federal por iniciativa do Senador Eduardo Gomes, Segundo Secretário da Casa, pela inclusão social das pessoas com deficiência em sua obra.

Cartunista Maurício de Sousa é homenageado no Senado - Bernadete Alves
Cartunista Maurício de Sousa é homenageado no Senado Federal nesta terça-feira, 17

Acompanhado dos intérpretes e personagens que fazem o imaginário das crianças, o consagrado cartunista Maurício de Sousa recebeu os aplausos de mais de 200 crianças especiais que estudam em escolas públicas do Distrito Federal e em instituições conveniadas com o governo local. O Auditório Petrônio Portella ficou pequeno para acolher os fãs do famoso cartunista e os personagens da Turma da Mônica.

Cartunista Maurício de Sousa é homenageado no Senado - Bernadete Alves
Cartunista e escritor Mauricio de Sousa, acompanhado de personagens da Turma da Mônica, recebe homenagem do Senado Federal

A sessão  especial, presidida pelo senador Romário, teve como objetivo reconhecer o valor da obra do cartunista voltada às pessoas com deficiência e foi uma parceria da Comissão e do segundo secretário da Casa, Eduardo Gomes.

O autor da homenagem senador Eduardo Gomes (MDB-TO) disse que, com Mauricio de Sousa, as crianças têm tido a oportunidade de brincar com personagens infantis com algum tipo de deficiência.

“A inclusão social surgiu na obra de Mauricio de Sousa no início dos anos 1990. [As personagens] são, antes de tudo, crianças, que desmontam preconceitos e nos tornam mais inteligentes e mais felizes, o que só os gênios fazem. Devemos muito a ele”,  afirmou Eduardo.

O senador Eduardo Gomes  ressalta que o talento do cartunista é reconhecido há mais de 50 anos, por ser autor de obras de alto valor literário, estético e moral.“Ele oferece às nossas crianças, beleza, amizade, tolerância, compreensão, alegria e inteligência, entre outros valores que capacitam para o bom convívio humano e para a cidadania democrática. Trata-se, em suma, de um grande artista e de um excepcional brasileiro”.

O senador afirmou que Maurício de Souza é um “Walt Disney melhorado”. O parlamentar fez um alerta para a valorização dos artistas que trabalham como Maurício de Sousa. “É uma homenagem justa e merecida a este brasileiro”.

Cartunista Maurício de Sousa é homenageado no Senado - Bernadete Alves
Mauricio de Sousa recebe homenagem do Senado Federal pela inclusão social das pessoas com deficiência em sua obra

Maurício de Souza recebeu uma carta da mão de duas crianças. “Cresci no ambiente onde defender as diferenças sempre foi regra e com o tempo percebi que faltava as crianças com deficiência”, disse o homenageado emocionado. Os personagens Luca e Dorinha chegaram no meio da criançada. Além dos personagens Mônica e Cebolinha, estiveram no evento Luca (menino cadeirante inspirado nos atletas paralímpicos e fã de Herbert Vianna, vocalista do Paralamas do Sucesso que ficou paraplégico) e Dorinha (garota cega inspirada na educadora Dorina Nowill, criadora da Fundação Dorina Nowill para Cegos).

Além dos personagens Mônica e Cebolinha, estiveram  no evento Luca (menino cadeirante inspirado nos atletas paralímpicos e fã de Herbert Vianna, vocalista do Paralamas do Sucesso que ficou paraplégico) e Dorinha (garota cega inspirada na educadora Dorina Nowill, criadora da Fundação Dorina Nowill para Cegos).

Cartunista Maurício de Sousa é homenageado no Senado - Bernadete Alves
Cartunista Maurício de Sousa é homenageado no Senado

A Mauricio de Sousa Produções apresentou os personagens, que em seguida foram fotografados com as crianças presentes ao evento. No final da cerimônia foi exibido o Cine Gibi, série animada com sete episódios envolvendo os personagens mais conhecidos da Turma da Mônica. A animação agradou a todos.