Flores resistem ao clima desértico de Brasília e elevam o astral
O inverno em Brasília é inusitado, bem diferente do resto do país. Os dias são ensolarados, quentes e secos, o céu de azul anil, no entardecer arranca suspiros de tão espetacular. Esta beleza toda levanta o astral e nos faz suportar os altos e baixos do clima.
Em meio às árvores secas e ao gramado marrom do inverno de Brasília, a beleza das flores de várias espécies ameniza o clima desértico da capital do país. Brasília encanta em todas as estações do ano. Basta observar as ruas da cidade e apreciar todas as belezas.
Os primeiros ipês a florescer são os roxos, em junho. Em seguida, as flores dos ipês amarelos desabrocham, em julho, e, a partir de agosto, os ipês brancos e rosas passam a embelezar o Distrito Federal. Por último, o ipê verde floresce em dezembro.
Além dos ipês que proporcionam um arco-iris de cores, outras plantas resistem ao clima de estiagem e a estação árida e encantam moradores e turistas. Quando as pétalas começam a cair, tapetes de flores embelezam as calçadas e gramados.
Em diferentes cores e formados outras árvores dão tom ao local. O roxo e o rosa do resedá se destacam no Plano Piloto e até no entorno da Procuradoria Geral da República, e em várias quadras residenciais.
As bauíneas que florescem durante todo o ano mas, de maio a agosto,se destacam entre as árvores que perderam as folhas no inverno. A árvore de porte médio encantas com suas lindas e delicadas flores brancas e rosas.
A jacarandá-mimoso, com cachos densos e azulados começaram a florir em maio e vão encantar nossos olhos até outubro. A cássia-rosa iniciou sua florada neste mês de agosto e também fica florida até outubro. O laranja das flores da spathodea, chamam a atenção no Setor Hoteleiro Norte.

A floração da angico-preto, uma árvore de grande porte nativa da mata do Distrito Federal, é expressiva. As flores brancas se destacando na paisagem. Elas encantam os frequentadores do Parque da Cidade e os estudantes da Universidade de Brasília.

Frondosas árvores também exercem papel importante na climatização das áreas residenciais. As altas temperaturas e baixas taxas de umidade são um problema para a saúde dos brasilienses.
