Estudantes do Núcleo Bandeirante conhecem Embaixada da Tailândia

O Governo do Distrito Federal por meio do Programa Embaixadas de Portas Abertas (PEPA), levou 29 estudantes da Escola Classe 5 do Núcleo Bandeirante para uma tarde de conhecimento na Embaixada da Tailândia, na quinta-feira 19/9.Esta é a 65ª visita realizada por escolas a embaixadas sediadas no DF, desde maio de 2015.
Embaixadas de Portas Abertas é um programa do governo do Distrito Federal que tem por objetivo construir e estreitar o relacionamento entre as embaixadas e as escolas em Brasília, por meio de visita de alunos às embaixadas e de diplomatas às escolas.

O programa oferece uma experiência fora da sala de aula para estudantes da rede pública de ensino foi coordenada pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI-DF), com apoio da Secretaria de Educação (SEEDF) e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB).

A comitiva foi recebida pelo Embaixador da Tailândia Surasak Suparat, e tiveram seus passaportes do PEPA carimbados pelos diplomatas. Lá, fizeram um percurso para conhecer as dependências do local, o que incluiu mostras de objetos e artes do país e uma exposição sobre o estabelecimento da Embaixada no Brasil.
O conhecimento era passado em três idiomas:inglês, tailandês e português. Para os tailandeses, esse tipo de troca de diálogo é importante, pois eles acreditam que as habilidades diplomáticas dos antigos monarcas, combinadas com as reformas de modernização do governo, fizeram do país o único do sul e sudeste asiático a evitar a colonização europeia.
Os estudantes receberam noções de cultura, política e economia. Tailândia faz parte da APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que tem por objetivo transformar o Oceano Pacífico em uma área de livre comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.

Os visitantes degustaram as delícias típicas do país em momentos de confraternização, aprenderam gestos de amizade, cortesia e agradecimento.
No final do encontro, o embaixador Surasak Suparat, entregou para cada participante um porta moedas com estampa de elefante, o animal símbolo do país.


