Prêmio Profissionais da Música anuncia atrações da edição 2019

Brasília vai receber nos dias 1º, 2 e 3 de novembro deste ano, integrantes da cena cultural do país durante a 5ª edição do Prêmio Profissionais da Música. PPM 2019, do clássico ao popular, 100 anos de música brasileira.

A premiação que reconhece 67 categorias do mercado musical, terá como presidente de honra do júri em 2019, o consagrado Roberto Menescal e vai prestar homenagem ao maestro Claudio Santoro (in memorian), ao compositor Ronaldo Bastos e ao empresário e produtor Genildo Fonseca.
O Prêmio Profissionais da Música vai ocupar seis relevantes espaços culturais para a realização de shows, pocket shows, workshows, painéis, oficinas, workshops, mostra audiovisual, lançamentos de livros musicais, produção de uma música inédita, dentre outras atrações.
Além das casas noturnas da capital do Brasil por onde artistas darão vida a 3ª edição do Curto Circuito Independente, o circuito IN, os brasilienses terão a oportunidade de participar de participar de importantes oficinas com consultores certificados pelo YouTube.
A abertura será na Câmara Legislativa do Distrito Federal no dia 1º às 11 horas com sessão solene de entrega de Moção de Louvor. O Museu dos Correios receberá na sexta, 1º de novembro de 2019, entre 14h e 18h dois importantes Workshop.

Gabriel Gaspar ministrará a oficina “Como ganhar dinheiro no Youtube” : “grana, fama e você”. Gabriel, desde 2006, é consultor certificado do YouTube e gerente de vídeo da Believe Brasil. Jornalista de formação e mestre em literatura, começou a trabalhar no mercado da música em 2009, como assessor de imprensa. Em seguida, foi produtor e editor do programa Metrópolis da TV Cultura de São Paulo, antes de passar cinco anos como correspondente internacional na França. Em Paris, como repórter especial da Radio France Internationale, trabalhou para veículos como CBN, Band News, Globonews, Rádio Nacional e Globo, entre outros.
Valéria Becker, ministrará a oficina cujo tema será “A era do podcast”: “hoje o tempo voa, amor”. Ela é jornalista, editora de conteúdo web e podcaster. Em 2008, criou a web-Rádio Graviola, pela qual ganhou 3 edições do PPM (2016, 2017 e 2018), na categoria “Webradio”.Em 2018, foi uma das 50 mulheres selecionadas para a residência artística do projeto Arte Sônica Amplificada (ASA), do Oi Futuro (BR), em parceria com o British Council (UK). Atualmente, produz e apresenta dois podcasts: “Mundo Independente – o espaço do rock underground na web” e “Descabeladas – o podcast sem maquiagem”, além de estar desenvolvendo a central de podcasts da Rádio Graviola.
O Clube do Choro de Brasília será palco de um importante Workshop, “Passando o Som”com Gustavo Trivela do Vale, no dia 02 de novembro às 16 horas.Com formato bate-papo, ocorrerá durante uma passagem de som do show do multi-instrumentista Jaques Morelembaum. Durante essa montagem, os participantes receberão dicas, acompanharão a resolução de problemas, solucionarão dúvidas e, também, aprenderão sobre o relacionamento com os técnicos da casa e músicos, colocando os interessados em contato com desafios reais e ao final, desfrutarem de um ótimo show às 21 horas.
Jaques Morelembaum, instrumentista, arranjador e finalista desta edição, o músico e produtor que dispensa apresentações, estará acompanhado de seu trio para única apresentação aberta para o público da capital do Brasil. Os ingressos poderão ser adquiridos a partir de 1º de outubro de 2019 ou no local no dia da apresentação ao preço: R$ 20 [ meia] e R$ 40 [ inteira].
O Shopping Pier 21 vai receber 5 pocket shows. O local é parceiro institucional do Prêmio Profissionais da Música e abrirá as portas para os painéis, workshows e pocket shows.

O PPM em sua 1ª edição em 2015, homenageou o poeta e artista Renato Russo. Em 2016, o autor e compositor mineiro Fernando Brant. Em 2017 a Associação Brasileira de Música Independente (ABMI) e seus fundadores: o músico e maestro Benjamim Taubkin, o produtor Pena Schmidt e o autor e publicitário Thomas Roth. Em 2018, o ícone da Bossa Nova Roberto Menescal e em 2019 Roberto Bastos, Genildo Fonseca e Cláudio Santoro.


Ronaldo Bastos é um dos maiores compositores de MPB do país e faz parte da diretoria da União Brasileira de Compositores (UBC). Bastos trabalhos com grandes nomes como Tom Jobim, Elis Regina, Caetano Veloso, Ângela Maria, Paralamas do Sucesso, dentre tantos importantes artistas. Suas parcerias renderam sucessos como “Amor de índio”, “O sal da Terra”, “A Força do Amor”, Seguindo no Trem Azul”, “Olhos de Farol”, “Um Certo Alguém”, “Nada Será Como Antes”, “Sonho Real”, “Bons Amigos”, “Todo Azul do Mar” , entre tantas outras. Ao lado de Milton Nascimento, Beto Guedes, Wagner Tiso, Lô Borges e Márcio Borges protagonizou um dos momentos mais felizes da nossa música: o Clube da Esquina. Foi igualmente bem-sucedido como produtor musical, à frente da Dubas Música, que lançou trabalhos de vários artistas , além de seus discos autorais.

Genildo Fonseca é empresário e produtor e está no mercado desde 1960. Aos 13 anos fazia locução em programas de calouros, e, aos 16, geria a carreira de Marinho Marcos, um dos grandes nomes da “miniguarda”. Ele administra, atualmente, a carreira de Toquinho, um dos mais importantes artistas da história da MPB e está à frente da produtora, editora e selo “Circuito Musical”). Ao longo de mais de 50 anos de carreira, trabalhou com empresas como a Amar Empreendimentos, Continental Discos, Agência Latino Americana, Gravadora BMG, 3M Gravadora, Sociedade Hípica Paulista e a Anhembi Turismo, além de inúmeros artistas. Foi, também, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Música Independente (ABMI).

O compositor, maestro, violinista e educador, Claudio Santoro é considerado um dos mais prolíficos e inquietos compositores da música brasileira no século XX. Sua obra musical é composta por mais de 600 composições completas em seu catálogo, permeadas por uma Ópera, 14 Sinfonias, obras para instrumento solo, de Câmera, Eletroacústicas e para o Cinema. Claudio Santoro também foi incentivador e educador musical. Entre suas contribuições nessa área, destaque para a fundação do Curso Superior de Música da Universidade de Brasília e da principal orquestra da cidade, a do Teatro Nacional Claudio Santoro, assim denominado desde 1989. Ao longo de sua carreira, passou períodos na Europa, estudando, ensinando, compondo e regendo. Nascido em Manaus, passou significativa parte de sua sua vida em Brasília, onde se casou com Gisèle Santoro, bailarina e coreógrafa de Brasília, sua companheira até o fim. Se vivo fosse, Santoro estaria completando 100 anos no dia 23 de novembro de 2019.
Mais informações sobre o Prêmio Profissionais da Música no www.ppm.art.br