Câmara dos Deputados celebra os 66 anos da Record TV com sessão solene

Câmara dos Deputados celebra os 66 anos da Record TV - Bernadete Alves
Câmara dos Deputados celebra os 66 anos da Record TV em sessão solene

A Câmara dos Deputados homenageou na quarta-feira, em sessão especial os 66 anos da Record TV. A iniciativa foi do deputado Aroldo Martins, do Paraná e presidida pelo vice-presidente da Câmara, deputado Marcos Pereira, de São Paulo, deputados republicanos.

A homenagem a emissora fundada em 1953 também teve a participação dos parlamentares republicanos Júlio César Ribeiro (DF),Celso Russomanno (SP), Rosangela Gomes (RJ), Hélio Costa (SC), Vavá Martins (PA), Ossesio Silva (PE), Márcio Marinho (BA), João Roma (BA)

A trajetória de lutas e êxito da emissora mais antiga em atividade no país, foi contada durante o evento. Uma ação corajosa que iniciou em 1991, com o primeiro empreendimento de risco na indústria de telecomunicação do Brasil e que atualmente conta com mais de 50 milhões de brasileiros que acompanham a diversa programação da Record.

A pulverização da emissora ajudou na aproximação com o telespectador, que além de contar com a programação nacional da Record TV, tem a oportunidade de acompanhar os acontecimentos locais com uma linguagem que valoriza a família, regionalização e os costumes. Esta bonita história foi aplaudida pelas autoridades, convidados e família Record TV.

Participaram da solenidade o presidente da Record TV, Luiz Cláudio Costa, o presidente da Abratel, Márcio Novaes,o diretor da Record Brasília, Luciano Ribeiro, a atriz Beth Goulart, a apresentadora da Record TV Renata Alves, o apresentador do Domingo Espetacular, Eduardo Ribeiro, o ator Giuseppe Oristanio entre outras autoridades e representantes da Record TV.

O presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia,disse que a história da Record se confunde com a história do país.”Trata-se da mais antiga televisão do País. Sua história, portanto, se confunde com a história do País. A televisão é um veículo que chega a quase a totalidade dos lares brasileiros. Vivemos num mundo de revolução tecnológica com muitas ‘fake news’ e quem organizará essas informações serão os meios de comunicação com sinal aberto, de forma democrática”, disse.

Câmara dos Deputados celebra os 66 anos da Record TV - Bernadete Alves
Beth Goulart, Luciano Ribeiro, deputado Aroldo Martins, deputado Marcos Pereira e Márcio Novais

O deputado Marcos Pereira, vice-presidente da Câmara dos Deputados, disse que a homenagem  é o reconhecimento do parlamento à emissora mais antiga em atividade no país e à excelente programação.O parlamentar lembrou de sua trajetória na emissora.

“É uma honra participar desta solenidade porque faço parte desta história. Fui diretor, de 2000 a 2010, e vice-presidente da Record, de 2003 até 2010”. Ele também ressaltou a importância da Record na divulgação da cultura brasileira. “São novelas produzidas com a maior qualidade e distribuídas, não somente através dos canais de transmissão no exterior, mas também por outras emissoras que compram o conteúdo já traduzido para vários idiomas, o que leva a arte brasileira para o mundo”, declarou Marcos Pereira.

O deputado Aroldo Martins, propositor da homenagem, lembrou da fundação da emissora em 1953 e falou da internacionalização da rede. “A Record TV é a mais antiga do Brasil e foi engendrada no nosso ventre”. O parlamentar  foi presidente da Record Internacional e CEO na Europa, África e Ásia,  e enfatizou o alcance da emissora no exterior.

“A TV Record é a maior televisão de língua portuguesa do mundo e está entre as maiores redes de TV em distribuição, junto com CNN, NBC e BBC Inglesa”, afirmou o deputado Aroldo Martins.

O presidente da Abratel, Márcio Novaes, disse que a Record trata o telespectador com respeito. “A Record conseguiu fazer algo que a televisão brasileira deixou de fazer há muito tempo: unir a família em torno da TV, sem constrangimento, sem vergonha, sem medo e sem qualquer receio, com histórias contadas há séculos que até hoje entretém e fazem bem a todos nós”.

Câmara dos Deputados celebra os 66 anos da Record TV - Bernadete Alves
Luiz Cláudio Costa, presidente da Record TV

O presidente da Record TV, Luiz Cláudio Costa, ressaltou a busca pela veracidade dos fatos e a dedicação da empresa ao jornalismo.  “A Record TV sempre mostrou os fatos mais importantes do Brasil e do mundo. Sempre buscamos a verdade, esse é o nosso mandamento. O fato sempre será a notícia e a prova disso é que somos a TV aberta que mais tempo se dedica ao jornalismo. Estamos em todas as telas, em tempo real ou por demanda, pelo PlayPlus. Sempre estivemos ao lado do povo. A Record TV é do Brasil, é dos brasileiros”, ressaltou.

O deputado federal Celso Russomanno (Republicanos-SP), reportes da rede desde os anos 90, ressaltou o compromisso da emissora com os fatos. “Tenho certeza absoluta de que a imparcialidade do jornalismo da TV Record é tudo que nos move dentro da emissora. Nunca nenhum jornalista foi proibido de fazer absolutamente nada, desde que estivesse falando a verdade e de que não fosse Fake News. É dentro desse conceito que a gente caminha na Rede Record de televisão”.

A deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ) elogiou o trabalho da emissora e contou  que acompanhou a transmissão da TV em países como Suíça, Angola e Estados Unidos. “Vi o trabalho da Rede Record no exterior e posso dizer que é de excelência, exatamente como no Brasil: um show de transparência, entretenimento, trabalho com coerência, lisura, transparência e um jornalismo de verdade”.

A apresentadora Renata Alves contou a própria história dentro da Record TV para dar um exemplo do que leva os telespectadores a se identificarem com a emissora. “Quando entrei na Record há 15 anos só pensei que a fonoaudióloga ia ter muito trabalho pra tirar o meu sotaque. Mas quando cheguei a SP me pediram pra eu não mudar o meu sotaque em respeito à diversidade do Brasil. A Record faz com que as pessoas se enxerguem e sou muito honrada e muito grata por isso”.

A atriz Beth Goulart falou que considera a emissora uma família. “Fui recebida pela Record TV há dez anos de braços abertos, como em uma família e esse sentimento eu sinto nessa casa. Queria agradecer em nome de todo o elenco e de todos os funcionários que contribuem para a realização do trabalho, uma novela que chega dentro da sua casa”.

Câmara dos Deputados celebra os 66 anos da Record TV - Bernadete Alves

Eduardo Ribeiro,apresentador do Domingo Espetacular  lembrou as dificuldades no momento da troca de comando da empresa, na década de 90. “São 66 anos de uma rede de TV que conecta os brasileiros.  A sessão solene nos faz olhar pra trás e ver a importância dos pioneiros e na mudança de comando, ao transformar uma empresa deficitária em uma das 30 maiores empresas de TV do planeta”.

Parabéns à família Record TV pela significativa trajetória. Palmas para Luciano Ribeiro e sua valorosa equipe em Brasília. Em 1994 tive a alegria de apresentar o Record em Notícias, um ano de muito aprendizado.