Ministro Nefi Cordeiro é Cidadão Honorário de Brasília

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) foi palco, na manhã desta segunda-feira (30/09), da solenidade de entrega do título de Cidadão Honorário de Brasília ao ministro do Superior Tribunal de Justiça, Nefi Cordeiro. A iniciativa do deputado distrital Reginaldo Sardinha foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares.
A distinção é entregue pela CLDF para cidadãos cujos feitos foram importantes para a cidade e sobretudo pelo relevante serviço prestado em prol da cidadania e dos direitos humanos. O título de Cidadão Honorário de Brasília equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. O ministro Nefi Cordeiro passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal.


A sessão solene foi prestigiada por dezenas e dezenas de autoridades da Justiça local e federal, advogados, ministros, desembargadores, amigos, estudantes de direito, parlamentares e familiares que reconheceram que o ministro Nefi Cordeiro é digno de honras, que merece admiração e aplausos por distribuir a justiça com celeridade e qualidade e pelo trabalho notável como professor universitário.

O deputado Reginaldo Sardinha presidiu a Sessão Solene ao lado do homenageado, ministro Nefi Cordeiro, do Corregedor-Geral da Justiça, ministro Humberto Soares Martins, da ex-presidente do TSJ, ministra Laurita Vaz, da desembargadora Carmelita Brasil, presidente do TRE-DF, do desembargador Cassio Marques, vice-presidente do TRF-1 e do desembargador Roberval Belinatti, do TJDFT.


Nefi Cordeiro nasceu em Curitiba e iniciou sua trajetória profissional como promotor de justiça no Paraná, onde também foi juiz de Direito, juiz federal e desembargador do TRF4. Construiu uma sólida carreira acadêmica no Paraná e publicou diversas obras jurídicas.

Em abril de 2014 foi nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça pela então Presidente da República Dilma Rousseff, em vaga destinada a membro de Tribunal Regional Federal.

O magistrado é professor de Direito Processual Penal no UniCeub, UDF, IDP, IESB e Universidade Católica de Brasília. Instituições onde dividiu e divide seus conhecimentos na área processual penal e forma novos operadores do direito.
O deputado Reginaldo Sardinha disse que a concessão do título de Cidadão Honorário de Brasília é uma forma de reconhecimento pela exemplar atuação como ministro, escritor e professor universitário.
O desembargador Cássio Marques, vice-presidente do TRF1, disse que é motivo de júbilo para os amigos e colegas do ministro Nefi Cordeiro, vê-lo condecorado como Cidadão Honorário de Brasília. Cumprimentou a Câmara Legislativa pela feliz iniciativa.
A desembargadora Carmelita Brasil, presidente do TRE-DF, cumprimentou o deputado Sardinha pela iniciativa, as autoridades da mesa na pessoa da ministra Laurita Vaz e os integrantes do prestigiado auditório na pessoa de Camila Cordeiro, esposa do ministro Nefi.

“Ministro Nefi Cordeiro, nós trazemos em nome pessoal, em nome do TRE e dos eleitores desta cidade o nosso voto de alegria e de confiança em razão dessa honra que a capital da República lhe concede, devidamente fundamentada. A mansidão que compõe o seu nome esconde na verdade um leão que soube construir uma vida cheia de louros. E por tudo que vossa excelência já contribuiu para a Justiça do Brasil e para a Justiça do DF, a nossa capital da República se sente honrada a ter mais um cidadão ilustre, mais um candango a engrossar essa sociedade fraterna e justa que compõe cidade de Brasília”, destacou a desembargadora Carmelita.
O desembargador do TJDFT, Roberval Belinati, disse que o ministro Nefi Cordeiro é o orgulho do Paraná no Distrito Federal. Falou da honra de participar da homenagem representando o Tribunal de Justiça e da importância em receber o título de Cidadão Honorário.
“Como Cidadão Honorário digo que receber este título é uma honra pessoal e um sentimento indescritível. A ministra Laurita Vaz, que também é Cidadã Honorária como eu, sabe o que estou dizendo”. O desembargador elogiou o trabalho do ministro Nefi na aplicação da lei, disse que conhece e segue a Jurisprudência do ministro e sabe da importância dos seus julgamentos na aplicação correta da lei.
“Vossa excelência é agora um cidadão brasiliense com muito orgulho e mérito. Vossa excelência é um ministro equilibrado e admirado que aplica corretamente a lei. Que Deus lhe conserve assim com saúde e disposição para levar adiante a missão que recebeu do Pai Celeste”.
A ministra Laurita Vaz saudou o deputado Sardinha pela justa homenagem, o corregedor nacional de Justiça, os colegas ministros, os desembargadores, as autoridades, a família do homenageado e a imprensa.
Laurita elogiou o trabalho do ministro na presidência da 3ª e da sexta Turma do STJ. “Ele sabe conduzir como ninguém aquela Corte com maestria, tranquilidade e paciência”. A homenagem é mais do que justa porque trata-se de uma pessoa querida e respeitada, não só no Paraná, como no Superior Tribunal de Justiça e em Brasília. “Ministro Nefi, receba a nossa homenagem e de todos os seus colegas, por esta importante homenagem. Parabéns”, declarou a ministra.

O corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto, disse da honra em estar na CLDF homenageando o ministro Nefi Cordeiro. “O ministro é um grande jurista, autor de memoráveis votos no âmbito do STJ, além de ser uma pessoa reconhecidamente agregadora, que busca sempre a conciliação”.
Parabenizou o ministro Nefi Cordeiro pela honraria com que hoje foi distinguido e à CLDF pela iniciativa. “Registro minha homenagem ao Distrito Federal por acolher entre os seus Cidadãos Honorários tão insigne jurista. Ministro Nefi Cordeiro, vossa excelência é agora Cidadão Honorário de Brasília para honra da magistratura brasileira. Magistratura forte, cidadania respeitada. Parabéns”. O ministro Humberto Martins encerrou seu discurso com as palavras de Adriano Suassuma. “Eu sou o homem das esperanças, assim afirmo sempre. Acredito nas Instituições Democráticas, tenho fé nas pessoas e acredito no Brasil”.

O ministro Nefi Cordeiro falou da alegria imensa em receber o título de Cidadão Honorário de Brasília. “Agradeço ao deputado Reginaldo Sardinha a gentileza dessa homenagem que recebo como magistrado e como professor, atividades de amor da minha vida”.

O ministro também agradeceu as universidades em que leciona na pessoa do coordenador do curso de Direito da Universidade Católica, Adisson Leal, o desembargador Jackson Di Domenico e os servidores do seu gabinete.“Eu não conseguiria realizar nada sem o apoio indispensável dos valorosos e dedicados servidores que são de extrema capacidade, são pessoas dedicadas e que me permitem, no dia a dia, conseguir dar cargo a tantos processos”, declarou o ministro.
“Vim para esta cidade na sequência de um sonho de justiça, assumindo como ministro sem limites no seu destino. Nenhum outro local deste país concentra tanta preocupação com o coletivo”. Falou da felicidade em poder trabalhar na uniformização do direito federal, no Tribunal da Cidadania e de poder viver em uma cidade encantadora.
O novo Cidadão Honorário de Brasília falou da sua admiração à JK e dos ensinamentos de vida: “Não consigo guardar ódio no meu coração”. E lembrou Renato Russo dizendo: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há”.

“A felicidade deste momento é para mim imensa: adorei a cidade, amei a condição agora de poder dizer: Sou Candango! Muito Obrigado a todos pela honrosa presença”, finalizou o ministro Nefi Cordeiro.

Aplaudido de pé por todos os presentes, o ministro Nefi Cordeiro recebeu os cumprimentos e agradeceu a cada um pela presença, naquele momento importante de sua vida. Atitude de quem respeita e é respeitado. Ministro Nefi semeia cortesia e caminha em direção do bem. Uma pessoa que tem senso de humildade e solidariedade.

O Cidadão Honorário de Brasília, Nefi Cordeiro, é bacharel em Segurança Pública (oficial da Polícia Militar) formado pela Academia Policial Militar do Guatupê, formado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (atual Centro Universitário Curitiba), mestre e doutor pela Universidade Federal do Paraná. Também é bacharel em engenharia civil, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Na carreira jurídica, foi inicialmente promotor de justiça (1989-1990) do Ministério Público do Estado do Paraná e juiz de Direito (1990-1992) do Tribunal de Justiça do Paraná antes de ingressar na magistratura federal como juiz federal em 1992, sendo promovido ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região em 2002.

Foi professor substituto de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná (1994-1995), professor titular de Direito Penal e Processo Penal da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995-2003) e professor adjunto das mesmas disciplinas na Universidade Tuiuti do Paraná (1999-2014).


O ministro Nefi Cordeiro preside desde junho deste ano a Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), colegiado do tribunal especializado em Direito Penal que reúne os ministros da Quinta e da Sexta Turma. Ele será o presidente do colegiado nos próximos dois anos.


Na ocasião ele agradeceu o voto de confiança dos colegas e declarou: “A sociedade espera por respostas do Estado e um dos clamores é a questão da segurança pública. Conto com a ajuda de todos no nosso compromisso de trabalhar por uma melhor justiça e um melhor direito”.









