Brasil é tricampeão da Copa do Mundo de Vôlei Masculino

Brasil é tri da Copa do Mundo de Vôlei Masculino  - Bernadete Alves

A Seleção Brasileira de Vôlei Masculino fez história hoje em Hiroshima, no Japão ao derrotar os donos da casa por 3 sets a 1 e conquistar a Copa do Mundo de Vôlei Masculino de forma invicta. Dez jogos, dez vitórias, apenas cinco sets perdidos.

Brasil é tri da Copa do Mundo de Vôlei Masculino  - Bernadete Alves

Com uma campanha praticamente perfeita, é a terceira vez na história que o vôlei do Brasil chega ao título, já que tinha vencido em 2003 e 2007. A Copa do Mundo é disputada de quatro em quatro anos, sempre no ano que antecede a Olimpíada, e no sistema de pontos corridos.

O triunfo que garantiu a primeira posição para o  time comandado por Renan Dal Zotto, veio com um 3 a 1 sobre o Japão, parciais de 25/17, 24/26, 25/14 e 27/25 .

Brasil é tri da Copa do Mundo de Vôlei Masculino  - Bernadete Alves

O Brasil chegou a 29 pontos na classificação, enquanto a Polônia, em segundo lugar, está com 25, não podendo mais passar a seleção verde-amarela na tabela, faltando uma rodada para o fim. Já campeão, o Brasil volta à quadra amanhã (15) contra a Itália, apenas para cumprir a tabela. A partida será às 3h (horário de Brasília).

Brasil é tri da Copa do Mundo de vôlei masculino - tri- Bernadete Alves
Brasil é tri da Copa do Mundo de Vôlei Masculino

O Brasil conquista a Copa com uma rodada de antecipação, o troféu mais relevante da “Era Renan”. O técnico assumiu o comando no início de 2017, depois de 16 anos com Bernardinho no cargo. Desde então o Brasil foi vice-campeão da Liga Mundial de 2017 e também levou a prata no Campeonato Mundial de 2018. Na Liga das Nações (antiga Liga Mundial) ficou em quarto lugar em 2018 e 2019.

Brasil é tri da Copa do Mundo de Vôlei Masculino - Bernadete Alves
Brasil é tricampeão da Copa do Mundo de Vôlei Masculino de forma invicta e antecipada

“Muito feliz com o resultado do jogo, e claro, com a conquista do título antecipado da Copa do Mundo. Desde a primeira coletiva de imprensa, reafirmei a importância deste campeonato para o Brasil, uma competição tradicional, onde chegamos sempre fortes. Quero parabenizar cada atleta que se empenhou ao máximo durante os treinamentos. Estamos encerrando mais uma etapa após a partida de amanhã, contra a Itália, e eles estão de parabéns não só pelos resultados, mas pelo comprometimento e empenho nos treinos”, declarou Renan.

A  primeira medalha  de ouro olímpica em esportes coletivos foi conquistada pelo Brasil no dia 9 de agosto de 1992.