Embraer apresenta jato 195-E2 produzido no Brasil

Embraer apresenta  jato 195-E2 produzido no Brasil - Bernadete Alves
Embraer apresenta o maior jato comercial produzido no Brasil

O maior avião comercial já produzido no Brasil foi apresentado pela Embraer durante cerimônia realizada no terminal 2 do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, na manhã  de quarta-feira (16). A Embraer é líder mundial na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos. Atualmente, de acordo com a Embraer, os E-Jets estão voando na frota de 80 clientes em 50 países.

A Azul Linhas Aéreas foi a primeira cliente no mundo a receber o jato E195-E2, modelo que foi certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), bem como pelo FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos) e a EASA (Agência Européia de Aviação).

O E195-E2 representa uma nova geração de aeronaves da Azul. A empresa é uma das principais clientes da Embraer. Opera atualmente uma frota de dezenas aviões, nos modelos de primeira geração E190 e E195. Além desse exemplar número 1, a empresa possui outras 50 unidades encomendadas, todos do E195-E2.

Embraer apresenta  jato 195-E2 produzido no Brasil - Bernadete Alves
Passageiros do voo inaugural do jato E195-E2 do Aeroporto de Viracopos à Brasília

O voo inaugural, apenas com convidados, decolou de manhã do Aeroporto de Viracopos, um dos mais utilizados pela empresa aérea Azul, e pousou em Brasília, onde o avião foi lançado em solenidade da qual participaram os ministros da Casa Civil, Onyx Lonrezoni, e da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, dentre outras autoridades.

John Slattery, Presidente da Embraer, disse que todos vão se impressionar com a eficiência operacional do jato.“Os passageiros vão adorar o novo interior e as companhias aéreas vão se impressionar com a eficiência operacional. Estou orgulhoso de toda a equipe da Embraer que trabalhou tão duro para ver esse dia”.

Embraer apresenta  jato 195-E2 produzido no Brasil - Bernadete Alves
Interior do Jato E195-E2 fabricado pela Embrael

O Presidente da Azul, John Rodgerson, disse que todos os E2 terão internet wi-fi a partir de janeiro. Destacou que eles já serão entregues configurados, mas que a Azul ainda precisa certificar a tecnologia junto à Anac. A primeira rota já está definida. Será entre Campinas e Brasília, a partir de outubro, em data não definida.

“Estamos vendo aqui uma aposta que vai ser bem-sucedida”, disse o ministro Tarcísio de Freitas. O ministro Onyx Lorenzoni comemorou a categoria da Embraer, aprovou a aeronave e tirou fotos na cabine de comando.

Embraer apresenta  jato 195-E2 produzido no Brasil - Bernadete Alves
Ministros Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, e Onyx Lonrezoni da Casa Civil

O novo avião da Embraer pode alcançar a distância de até 4.537 quilômetros e voar à velocidade de 870 Km/h. O E195-E2 tem ainda capacidade para transportar maior volume de carga útil, o que deve ajudar a Azul, empresa que já utiliza aviões da Embraer, a operar novos destinos.

Embraer apresenta  jato 195-E2 produzido no Brasil - Bernadete Alves
Embraer apresenta o jato 195-E2, o maior avião comercial produzido no Brasil

Azul  vai operar o 195-E2 na configuração de classe única, com 136 assentos, em várias rotas domésticas e internacionais.  A partir de 8 de novembro, o E195 E2 passa a voar em duas rotas operadas pela Azul no Nordeste. A Azul deve operar voos com o novo avião em cinco destinos. As rotas sairão de Viracopos e Confins, em Minas Gerais, para cidades como Brasília, Curitiba e Porto Alegre. O avião também deve voar saindo de Maceió, em Alagoas, e Petrolina, em Pernambuco, para Salvador, na Bahia.

Embraer apresenta o jato 195-E2 produzido no Brasil - aeromoça -Bernadete Alves
Comissária de Bordo do Jato E195-E2 fabricado pela Embrael

Segundo a Embraer, o consumo de combustível da aeronave deve ser até 15% menor que a geração anterior, mesmo tendo 3 fileiras adicionais de assento. Isso gera um desempenho médio 25% superior a geração do E1. O E195-E2 apresenta motores de alto desempenho, asas novas, fly-by-wire completo e um novo trem de pouso. Em comparação com a primeira geração do E195, 75% dos sistemas da aeronave são novos.

Embraer apresenta  jato 195-E2 produzido no Brasil - Bernadete Alves
Cabine de Comando do Jato E195-E2 fabricado pela Embrael

A cabine aparenta ser mais moderna e confortável, e os monitores de entretenimento são bem maiores, com uma definição de imagem muito superior, se comparado aos E1 atualmente operados pela Azul. A cabine continua com 4 poltronas por fileira, no formato 2-2, o que elimina poltronas do meio e amplia o conforto dos passageiros. Por ter uma fuselagem maior, a aeronave possui três fileiras adicionais de assentos, sem reduzir o espaço entre as poltronas. A cabine pode ser configurada com 120 assentos em duas classes, ou até 146 em classe única.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As poltronas são mais finas e mantém o acabamento em couro com detalhes em cinza e azul escuro (Espaço Azul nas cinco primeiras fileiras), ou apenas em cinza (demais poltronas). Os compartimento de bagagens também ganharam mais espaço.

Os compartimentos de bagagem cresceram, as janelas são bem maiores em relação ao E1, com bastante campo de visão e os banheiros ganharam um pouco mais de espaço. Os passageiros agradecem.