Liverpool é Campeão Mundial de Clubes da FIFA com gol de brasileiro

bernadetealves.com
O atacante Firmino foi o herói do título do Liverpool junto com o goleiro Alisson

O brasileiro Roberto Firmino, 28 anos, foi personagem principal do mundial interclubes da FIFA. Foi ele que classificou o Liverpool para a final e hoje fez o gol da partida e foi o herói do título do Liverpool . Mas para isso, precisou de três chances.

Perdeu um gol claro aos 40 segundos do 1º tempo. No início da 2ª etapa, mandou uma bola na trave. Foi coroado aos 8 minutos da prorrogação, ao receber de Mané, deixar Rodrigo Caio e Diego Alves no chão e mandar para o fundo das redes.

Liverpool venceu o Flamengo por 1 a 0 e conquistou pela primeira vez o título do Mundial de Clubes da Fifa no estádio Khalifa International, em Doha no Catar. Com a vitória, o Liverpool, de certa forma, devolve a derrota de dezembro de 1981, quando a taça ficou com um Flamengo que, comandado pelo craque Zico, venceu por 3 a 0 no estádio Nacional de Tóquio.

Campeão da Libertadores, Brasileiro e Carioca em 2019, o Flamengo foi a Doha para “buscar o mundo” para seu povo e coroar um ano que já havia entrado para a história. Chegou perto. Em uma grande final, encarou o poderoso Liverpool, campeão da Liga dos Campeões e líder da Premier League de igual para igual, chegando a ser superior no primeiro tempo do jogo.

bernadetealves.com
Flamengo agradece o apoio da torcida no estádio Khalifa International, em Doha Catar

O Rubro-Negro faz jogo equilibrado, mas caiu de produção na prorrogação. Isto ficou mais evidente aos 8 minutos, quando Henderson lança Mané, que, com grande liberdade, toca para Firmino, que se livra da marcação e toca para o fundo do gol de Diego Alves. Dois minutos depois Salah quase faz o segundo. Ele acerta um belo chute da entrada da área, mas Diego Alves faz uma bela defesa. O time inglês conseguiu segurar o Flamengo para ficar com seu primeiro título mundial.

bernadetealves.com
O brasileiro Roberto Firmino faz o gol da vitória e contempla a Taça do Mundial

O atacante brasileiro Roberto Firmino está no Liverpool há 5 temporadas. Não era o artilheiro mas foi decisivo na hora certa. Foi herói ao marcar o primeiro gol do Liverpool em finais de Mundial. Escreveu hoje seu nome com letras de ouro e sagrou-se o melhor da final. Tanto ele quanto Alisson mostraram seu valor e souberam reconhecer a grandeza do Flamengo.

bernadetealves.com
Goleiro Alisson do Liverpool e da Seleção Brasileira

O goleiro Alisson  disse que a boa atuação do Flamengo valoriza o futebol brasileiro e que rival na final do Mundial de Clubes “jogou de igual para igual” com os Reds.

“As outras equipes estão muito atrás do Flamengo, pelo pouco que tenho acompanhado. Existem algumas equipes que estão ali no topo, o Santos, o Palmeiras, o Athletico-PR, que ganhou a Copa do Brasil. O Grêmio está em um bom nível e o Inter tem muito a melhorar”, declarou o goleiro do Liverpool e da Seleção Brasileira.

bernadetealves.com
Os brasileiros Firmino, autor do gol, com o goleiro Alisson, heróis do título

“A gente tem trabalhado muito com a Seleção para valorizar o futebol brasileiro. Conseguimos vencer a Copa América. Ainda tem longo caminho pela frente, mas a maneira como o Flamengo jogou em 2019 demonstrou que um time organizado, com bom treinador, com jogadores que se dedicam, que correm, com seriedade, o Brasil pode evoluir muito nisso”, disse Alisson.

bernadetealves.com
Jürgen Klopp comemora o primeiro titulo mundial do clube inglês

O Liverpool comandado por Jürgen Klopp, ganhou o Mundial de Clubes da Fifa 2019 com Alisson; Alexander-Arnold, Joe Gomez, Van Dijk e Robertson; Henderson, Keita (Milner) e Oxlade-Chamberlain (Lallana); Mané, Salah (Shaqiri) e Firmino (Origi). T: Jürgen Klopp.

bernadetealves.com
Liverpool é Campeão Mundial de Clubes da FIFA 2019

O Flamengo comandado por Jorge Jesus foi Vice-Campeão Mundial com: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão (Berrío), Gerson (Lincoln) e Arrascaeta (Vitinho); Everton Ribeiro (Diego), Gabriel Barbosa e Bruno Henrique.

bernadetealves.com
Bruno Henrique recebe a Bola de Prata da FIFA

O Flamengo foi valente. Honrou o futebol brasileiro. Fez uma partida de alto nível técnico e disputada com lealdade e respeito. Teve um ano de 2019 extraordinário.Ganhar e perder faz parte do Futebol e da vida. Em 2017 o Grêmio também foi Vice-Campeão Mundial ao perder de 1 a 0 para o Real Madrid com gol de Cristiano Ronaldo.