Solstício de Verão 2019 começa com previsão de chuvas e sem fenômenos climáticos

bernadetealves.com
Setor Hoteleiro, Plano Piloto, Brasília

Neste domingo, 22 de dezembro, iniciou o período em que o hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. O solstício de Verão, o evento astronômico, teve inicio a 01h19, em todo o Brasil e vai até o dia 20 de março de 2020 e sem a influência dos fenômenos climáticos El Niño ou La Niña.

O verão  tem como característica as mudanças rápidas nas condições do tempo. Por isso, as chuvas fortes, a queda de granizo, os ventos com intensidade de moderada à forte e as descargas elétricas são comuns.

bernadetealves.com
Vicente Pires e Taguatinga – DF

O primeiro dia de verão foi regado a pancadas de chuvas em todas as regiões do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O Inmet prevê que, até março de 2020, São Paulo e Rio de Janeiro tenham chuva acima da média.

A previsão para o verão no Distrito Federal e o resto do Centro-Oeste indica maior probabilidade de que o acumulado de chuvas seja dentro da faixa normal ou acima em grande parte da Região Centro-Oeste, exceto no centro-sul do Mato Grosso, sul de Goiás e parte do Mato Grosso do Sul, onde há probabilidade de chuvas inferiores à média. Já para as temperaturas, as previsões indicam que as mesmas devem ultrapassar a média ao longo da estação.

bernadetealves
Praia no Rio de Janeiro

Com a chegada do verão, muitas pessoas aproveitam para curtir os amigos e as férias. Um momento propício para relaxar, fazer caminhadas, viajar, curtir piscinas e praias. Para quem gosta de praia a recomendação dos Bombeiros é :

Procurar sempre locais próximos aos postos de guarda-vidas;  Respeitar as placas e/ou bandeiras de sinalização; Perguntar sempre ao guarda-vidas qual o local mais apropriado para tomar o banho de mar;  Não ingerir bebidas alcoólicas antes de entrar no mar; Evitar entrar na água logo após se alimentar; Não entrar no mar após longa exposição ao sol, sem antes adaptar seu organismo à temperatura da água; Não desviar a atenção um só instante das crianças. Vale identificá-las com nome e telefone para contato; Caso saiba e pretenda nadar, a orientação é praticar a atividade paralelamente à areia; Evitar locais que são conhecidos como points de surfistas. Desta forma, é possível prevenir acidentes com pranchas.

bernadetealves.com
Entardecer no Memorial JK em Brasília

Para quem prefere ficar em casa os livros podem ser ótimas companhias. Nas lições da psicóloga junguiana Clarissa Pinkola Estés, no livro “Mulheres que correm com os lobos”, Ser forte não significa exercitar os músculos. Significa encontrar seu próprio brilho sem fugir, vivendo ativamente com a natureza selvagem de uma maneira própria. Significa ser capaz de aprender, ser capaz de defender o que sabemos. Significa se manter e viver.

bernadetealves.com
Amanhecer em Brasília/Foto Correio Braziliense

Vamos aproveitas estes dias de 2019 para encontrar o nosso próprio brilho para ofuscar as sombras do caminho.