Bartolomeu Rodrigues assume a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha assina Termo de Posse de Bartolomeu Rodrigues na Secretária de Cultura

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, deu posse na segunda-feira, 23/12,  ao novo chefe da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o jornalista Bartolomeu Rodrigues,pernambucano de Serra Talhada que chegou em Brasília em 1977 e desbravou a capital do país.

O amigo de longa data do governador, o jornalista e escritor Bartolomeu Rodrigues, disse que é uma grande honra fazer parte do governo Ibaneis. “Pela minha relação e pela proximidade com Ibaneis, não posso fugir da luta. Chego com humildade, mas com vontade de trabalhar. Me identifico muito com a cidade e espero dar minha contribuição e fazer um trabalho em sintonia com os movimentos artísticos. Estarei pronto para colaborar no que for necessário”.

Bartolomeu tem 62 anos e é formado pela Universidade de Brasília. O novo secretário falou da “honra” do convite e  em “união” para gerir as políticas culturais da cidade e em valorização da cultura como instrumento de desenvolvimento social e econômico. “Não é hora de quebrar cabeça por questões ideológicas, é momento de nos unir e nos fortalecer.”

bernadetealves.com
Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa do DF

“Minhas expectativas primeiras são corresponder tanto a esta confiança, quanto à cidade que me acolheu. Hoje, eu sou mais brasiliense que qualquer coisa, porque tenho mais tempo de vida aqui que na minha terra de origem.”

O novo gestor do GDF, conhecido como Bartô, garantiu que as portas da pasta estarão “sempre abertas” para o diálogo. “Uma característica que eu tenho é ser comunicativo. Gosto de estar cercado de pessoas inteligentes e de ouvir.”

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF passa a ser gerida por uma pessoa muito competente, bem relacionado e com espírito conciliador. Bartolomeu Rodrigues, o pernambucano de Serra Talhada, acompanhou Ibaneis durante a campanha e colaborou com o plano de governo.

bernadetealves.com
Jornalista Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa do DF

Bartolomeu Rodrigues passou  pelas redações do Jornal de Brasília, o Diário da Manhã sob a direção de Pompeu de Sousa, O Globo e encerrou a carreira no Estado de S. Paulo, onde trabalhou 21 anos como repórter, chefe de redação e diretor. Bartô  também foi vice-presidente e presidente do Sindicato dos Jornalistas de Brasília entre 1986 e 1991. Em 1999, ele montou a própria assessoria de comunicação com a qual trabalhou na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O sociólogo Adão Cândido, então titular da pasta, foi exonerado do cargo no dia 19/12, de acordo com publicação no Diário Oficial do DF. Por meio de nota, Adão Cândido agradeceu a oportunidade concedida por Ibaneis para comandar a Secretaria de Cultura durante este ano. “Acredito que realizamos grandes ações em defesa das políticas públicas culturais e do patrimônio neste período e tenho a certeza de que a população do Distrito Federal irá colher os frutos deste trabalho”, afirmou.

Fotos: Renato Alves/Agência Brasília