Brasília está pronta para a Festa da Virada
O governo do Distrito Federal preparou uma linda festa para despedir 2019 e dar boas-vindas ao novo ciclo. Organizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), o evento tem uma programação diversificada, para todos os gostos musicais.
Na Torre de TV, a população poderá acompanhar um show de luzes em toda a estrutura da torre, com mais de 200 refletores moving lights e 300 refletores de LED multicoloridos até a 1 hora da manhã. O local está belíssimo e reúne numerosas famílias desde o dia 08, quando foi inaugurado o Natal Monumental. A programação criada por meio de parceria entre o GDF e a Fecomércio, com apoio da CEB e patrocínio do BRB e da Terracap.

A Torre de TV se tornou o ponto de encontro não só dos que vêm passear em Brasília, como também das famílias do Distrito Federal. Atraídas pela beleza das luzes, cores e sintonia das músicas, as pessoas tiram fotos, conversam e apreciam o espetáculo colorido. Um local de confraternização.

A Esplanada dos Ministérios será palco da maior celebração a partir das 19h40, com apresentação da cantora Dhi Ribeiro. Bella Donna se apresenta das 20h40 às 21h40, Bloco Eduardo e Mônica, das 21h50 às 22h50 e o sertanejo Luan Santana se apresenta às 23h20, faz a contagem regressiva e canta até às 0h30. O show pirotécnico deve ter duração aproximada de 15 minutos e será sincronizado com música. Miguel Santos encerra o show de 1h10 às 2h.

No Pontão do Lago Sul, nove casas do complexo terão programações especiais de virada. O Réveillon 2020 do Fausto & Manoel será animado pelo DJ Leo Machado e banda No Grau; do BierFass Lago será animado pela cantora Adriana Samartini, Manzuá será animado pelos DJs Caique Senna, Martin Oliver, Henrique Senna e Sax JJ Jordan.

Mormaii Surf Bar terá show da banda Lyon; Sallva Bar & Ristorante, Soho, Geléia, La Paleta e a atração da virada é o Wine Garden, com estrutura 100% coberta e sistema open bar e open food, além de uma das vistas mais disputadas da cidade. Nego Henrique é a grande atração da festa.
A Prainha dos Orixás, no Lago Paranoá, está encerrando 2019 com uma Feira Cultural e Afro Gastronômica desde às 8 horas. Às 18 horas inicia a apresentação cultural e às 19 horas tem show do Grupo Surdudum. Na sequência tem Cortejo religioso,Toque Angola eToque Jêje. O Grupo Sensação Paraense se apresenta às 20h45, Toque Umbanda às 21h10, às 22 h o Grupo Irmãos de Curimba, 22h20 tem Toque de Ketu, às 23h10 o Grupo Malê Debalê ao chão acompanhado de cortejo religioso, 23h40 acontece a Entrega Balaio nas Águas e às 23h59, Queima de fogos na Ponte Honestino Guimarães e o Toque Exú e Pomba Gira.

O Grupo Malê Debalê sobe ao Palco a 0h30 e a 1 hora o Show de Dudu Nobre, às 2h Grupo Samba e Magia, seguido de Kika Nobre e Grupo Coisa Nossa, fecha a programação às 4h de 1º/01/2020.
A festa da virada, nos eventos públicos, contará com segurança reforçada. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF, cerca de 1,2 mil policiais militares farão o patrulhamento nos dois locais que devem receber milhares de pessoas. Em razão da grande concentração de veículos, o Departamento de Trânsito do DF alterou o tráfego em algumas vias do centro da cidade.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atuará nas duas festas com 115 profissionais. As 14 viaturas de busca e salvamento e de combate a incêndio estarão posicionadas em pontos estratégicos para realização de possíveis atendimentos. Equipes formadas pelos militares estarão caminhando pelos locais durante os eventos para facilitar os atendimentos. Em caso de emergência, a orientação é acionar o telefone 193.
Fotos: Joel Rodrigues, Cristiano Sérgio, Bernadete Alves