Copacabana ganha estátua de Senna, símbolo de celebração e conquistas

bernadetealves.com
Estátua de Ayrton Senna, praia de Copacabana, obra de Mario Pitanguy

A praia mais famosa do Brasil ganhou, às vésperas do réveillon, uma estátua do piloto Ayrton Senna. A homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1, piloto que simboliza a celebração pelas conquistas da vida, foi instalada no calçadão na altura de onde foi montado o palco principal da festa da virada.

O Ayrton Senna de Copacabana tem tamanho real, 1,76m, traja macacão, está sobre um pódio de concreto de 80 cm e exibe uma bandeira do Brasil em uma das mãos. A nova personalidade da orla, imortalizada em bronze, é rica em detalhes e está impressionando os cariocas e turistas, devido os traços físicos e expressões do piloto brasileiro que fez história na Fórmula 1.

bernadetealves.com
Ayrton Senna em bronze, do escultor Mario Pitanguy

O símbolo de comemorações pelas conquistas da vida, Senna, complementa a magia e a alegria de Copacabana nesta virada de século ao integrar o cotidiano carioca como forma positiva de intervenção da arte no cenário urbano.

Ayrton Senna foi campeão da Fórmula 1 nos anos de 1988, 1990 e 1991. Ele morreu em 1994 após um acidente no Grande Prêmio de San Marino. Seu funeral e velório provocaram uma grande comoção em todo o Brasil. Sua morte completou 25 anos em maio deste ano. Ainda hoje, ele detém recordes na principal categoria do automobilismo. Ao todo, o piloto brasileiro participou de 161 corridas da Fórmula 1, alcançando 41 vitórias, 80 pódios, 65 pole positions e 19 voltas mais rápidas.

bernadetealves.com
Estátua de Senna na orla de Copacabana, é atração para turistas

A obra é do artista Mario Pitanguy e a base no formato de pódio foi  idealizada pelo engenheiro Anderson Pereira, para uma campanha do Hurb – Hotel Urbano.

Pitanguy, que estava fora do país quando recebeu o convite para esculpir Ayrton Senna, levou seis meses para finalizar a obra e fala do orgulho em executá-la: “voltei para o Brasil extremamente motivado, decidido a fazer o melhor trabalho da minha vida. Foi extremamente desafiador retratar com fidelidade todos os bordados do uniforme, mas acho que o resultado ficou satisfatório”.

bernadetealves.com
Copacabana ganha estátua de Ayrton Senna, símbolo de celebração e conquistas

Para a festa nas areias da praia, uma grande estrutura foi montada para os shows que começam às 19h e vão até 3h de 1º/01/2020. Diogo Nogueira, Ferrugem, DJ Malboro e Mangueira são as atrações principais da festa.

O palco principal foi instalado em frente ao Copacabana Palace. Outros três palcos menores foram instalados: em frente à rua Hilário de Gouveia,entre as ruas Bolívar e Barão de Ipanema, e em frente à rua Anchieta, no Leme.