Dia Nacional dos Aposentados é uma reflexão para os jovens planejarem o futuro
O 24 de Janeiro é destinado a homenagear as pessoas que se dedicaram a vida inteira ao trabalho e agora usufruem dos benefícios por todos os anos de serviços prestados ao país.
O Dia Nacional dos Aposentados é também uma homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves.
O Decreto de Lei nº 6.926/81 instituiu o dia 24 de janeiro como o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil. De acordo com a legislação brasileira, existem cinco categorias específicas de aposentadoria: a compulsória, a especial, por idade, por invalidez ou por tempo de contribuição.
Tem pessoas que já passaram dos sessenta anos e que não conseguiram se aposentar porque não puderam contribuir para a Previdência Social. Outras, por problemas de saúde não conseguem ser produtivas. Como complementar a renda se a idade não ajuda?
Em um cenário de aumento da expectativa de vida e de mudanças na estrutura previdenciária do país, especialistas apontam que o brasileiro precisará, desde cedo, pensar em formas de complementar a renda para viver bem no futuro.
O envelhecimento da população foi um dos argumentos utilizados pelos setores defensores da Reforma da Previdência, aprovada em 2019, que, entre as mudanças, fixou a idade mínima para se aposentar em 65 anos para homens e em 62 anos, para mulheres.
Planejamento financeiro é a palavra de ordem no momento atual. Além de ser mais eficiente, sai também mais barato. A dica é separar todos os meses pelo menos 10% da renda para investir no futuro.
Segundo os economistas quanto mais cedo isto for feito mais o dinheiro vai render e criar um montante suficiente para a independência financeira. Para isso a pessoa precisa ter um compromisso consigo mesma e se tornar protagonista da sua vida financeira.
Manter as contas em dia e economizar todo mês é uma ação com impacto não só na vida pessoal, como também na profissional.
Apostar no futuro, despertar novos horizontes, reinventar a realidade, superar o conformismo, vai nos fazer vislumbrar um mundo além da rotina do cotidiano.
