Exército comanda Troca da Bandeira e brasilienses aproveitam manhã cívica

O domingo amanheceu com um lindo céu azul e os brasilienses e turistas aproveitaram para ir até a Praça dos Três Poderes para acompanhar a cerimônia da Troca do Pavilhão Nacional. Coube ao Exército Brasileiro comandar a festa cívica no domingo 02.02.2020.
A flâmula, hasteada na Praça dos Três Poderes, mede 286 m² e está presa a um mastro especial formado por 24 hastes metálicas. Desde o decreto nº 5.605, de 6 de dezembro de 2005, a Marinha, o Exército, a Aeronáutica e o Governo do Distrito Federal (GDF) se revezam na organização da substituição da Bandeira Nacional.
A Troca da Bandeira foi acompanhada pela tradicional salva de 21 tiros de canhão, a Banda Marcial executou o Hino Nacional e da Bandeira e o desfile militar. A cerimônia foi presidida pela Comandante do Exército, General Edson Leal Pujol. Dentre as autoridades o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, a secretária de Turismo Vanessa Mendonça, o presidente da Fecomércio Francisco Maia e o diretor regional do Sesc-DF, Marco Túlio Chaparro.

Aos jornalistas, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, ressaltou a importância da cerimônia para promover o civismo. “A solenidade tem uma estrutura para receber a população e, realmente, está se transformando em um grande evento que é importante para a cidade, a população e o governo ”, disse Pontes que acompanhou o evento junto com o comandante do Exército e da secretária de Turismo Vanessa Mendonça.

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, disse que a cerimônia valoriza a cultura brasileira e reforça os valores patrióticos. ‘’Me emociona ver que a população adotou esse evento, que só Brasília pode oferecer, e comparece a todas as edições. Continuamos com a agenda de comemoração dos 60 anos da nossa capital e o Bandeirão compõe as celebrações”, afirmou a secretária.
O Exército ainda levou exposições de veículos militares, viaturas operacionais e de equipamentos (capacetes, escudos, tonfas, entre outros). Os cães adestrados também encantaram a todos e houve distribuição de revistas e material militar.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, lembrou que o trabalho conjunto com o GDF vai completar um ano em abril. “Começamos a parceria no início de 2019 e percebemos que esse momento cívico ganha cada vez mais força. Com isso, a capital federal está sendo vista de uma forma positiva por meio de uma programação diferenciada que oferecemos. Estamos muito empenhados e orgulhosos em colaborar no desenvolvimento do turismo da cidade com a parceria na realização da Troca da Bandeira”, disse.
O Serviço Social do Comércio levou o show de pop rock da banda BSBeat para animar a manhã após o fim da solenidade. Além disso, a criançada se divertiu com a oficina de desenho, pintura de rosto, críquete, pebolim, tênis de mesa, cama elástica e pedal kart. Enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) ofereceu aos adultos o serviço de esmaltação e penteado com tranças.

“No ano do aniversário de 60 anos de Brasília o Sesc-DF em parceria com a Secretaria de Turismo vai trazer cada vez mais atividades culturais, de lazer e musicais ao já consagrado evento da troca da bandeira em nossa capital”, disse o diretor regional do Sesc no DF, Marco Túlio Chaparro.
O público conferiu o trabalho de artesãos da cidade, exposição “365 Dias de Consciência Negra”, idealizada pela professora Margareth Alves, do Centro Educacional 310 de Santa Maria e a Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) desenhou a Bandeira Nacional com frutas e vegetais orgânicos. Uma manhã muito agradável.
Fotos: Luís Tajes/Setur-DF