CLDF inicia Ano Legislativo 2020 com prestigio e novidades

bernadetealves.com

A primeira sessão parlamentar de 2020, na Câmara Legislativa do Distrito Federal foi prestigiada pelo governador Ibaneis Rocha e pelo vice-governador Paco Britto. Como o presidente da Casa, Rafael Prudente, está fora de Brasília, coube ao vice-presidente, Rodrigo Delmasso, presidir a primeira sessão da Casa após o recesso parlamentar.

bernadetealves.com
Robério Negreiros, Paco Britto, Rodrigo Delmasso, Ibaneis Rocha, Julio Cesar e Iolando Almeida

Com base na Lei Orgânica do Distrito Federal, o governador tem como competência remeter mensagem à Câmara Legislativa na primeira sessão do ano, expondo a situação do DF e indicando as providências que julgar necessárias. Ibaneis Rocha e Paco Britto preferiram prestigiar os representantes da Casa do Povo.

bernadetealves.com
Jornalistas acompanham a sessão festiva de abertura dos trabalhos legislativos 2020 na CLDF

O início dos trabalhos na Câmara Legislativa do Distrito Federal  traz como novidade o Painel Eletrônico e o Controle Biométrico de presença. Isso trará mais eficiência e transparência. Com as novidades será possível a contabilidade dos votos e o controle da presença dos deputados distritais. Além do mais o painel vai permitir que assim que for aberta, cada votação terá o mínimo de 5 minutos, podendo ser ampliado pelo mesmo período, para ser declarado o resultado.

bernadetealves.com
Sessão festiva de abertura do Ano Legislativo 2020 na CLDF

O governador Ibaneis Rocha disse que só o trabalho conjunto e o empenho dos dois Poderes é capaz de promover transformações estruturantes em prol do povo do Distrito Federal. O chefe do Executivo local ressaltou a importância da Câmara Legislativa do Distrito Federal durante o 2019.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha

Ao falar sobre as proposições do Executivo que estão na Casa para votação, além dos que foram aprovados em 2019, o governador Ibaneis pediu aos deputados distritais que mantenham a relação madura verificada no primeiro ano de seu governo, baseada no diálogo e na discussão do que é melhor para o Distrito Federal.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha na primeira Sessão Parlamentar de 2020 na CLDF

Dentre este trabalho realizado em conjunto, o GDF emplacou, em 2019, 100 projetos e aprovou medidas prioritárias, como a ampliação do modelo de gestão do antigo Instituto Hospital de Base. “Conseguimos avançar em diversas áreas e em tempo muito rápido. Nada seria assim sem o apoio da Câmara Legislativa”, agradeceu Ibaneis.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha participa da sessão festiva de abertura dos trabalhos legislativos 2020

Durante o discurso, Ibaneis Rocha  também afirmou que Brasília só voltará a crescer com a confiança de empresários. “Governo não gera emprego, quem gera emprego é empresário”, disse.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha, na Abertura do Ano Legislativo da CLDF

O governador elogiou a atuação do BRB. Segundo ele, a instituição brasiliense só fica atrás da Caixa Econômica Federal (CEF) quando o assunto é concessão de crédito. Ibaneis lembrou também que, na semana passada, foi ao Piauí, onde o BRB formalizou a intenção de abrir uma agência na sede da Fecomércio-PI, e conseguiu negociar as folhas de pagamento do Sesc e do Senac. O mesmo será feito na Fecomércio-MG.

bernadetealves.com
Sessão festiva de abertura do Ano legislativo 2020 na CLDF

Ibaneis Rocha disse que espera que a CLDF continue parceira do Executivo nos projetos de interesse da população em 2020. O governador agradeceu também o apoio da bancada federal, com a disponibilização de emendas para prioridades do governo.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha

“Precisamos de políticas voltadas para a geração de empregos, para cuidar da saúde, para cuidar da educação, para cuidar da segurança, para cuidar das pessoas. Esta é a nova política: a da interlocução entre os Poderes em cuidado com os mais pobres”, disse Ibaneis.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha na Sessão de Abertura dos trabalhos legislativos de 2020

“Eu larguei tudo o que fazia [como advogado] para cuidar do meu povo, da cidade onde nasci. E farei isso custe o que custar. Agora se for com o apoio de vocês, sei que será mais fácil. Meu muito obrigado”, finalizou o governador.

bernadetealves.com
Deputado Rodrigo Delmasso, no exercício da Presidência da CLDF
bernadetealves.com
Robério Negreiros, Paco Britto, Rodrigo Delmasso, Ibaneis Rocha, Julio Cesar e Iolando Almeida