Detran-DF  lança Credencial de Estacionamento para Autistas

bernadetealves.com
Ana Paula Hoff, Michelle Bolsonaro e Mayara Noronha Rocha com mães e crianças

Somos todos diferentes na maneira de viver, de enxergar, de agir e de sonhar. É essa diferença que torna as pessoas especiais. Imagina então uma família ter alguém mais do que especial e em sua jornada receber todo o apoio do poder público para facilitar o seu dia-a-dia. Aqui em Brasília o Detran-DF teve esse olhar carinhoso com as pessoas diferentes com uma iniciativa pioneira no país.

bernadetealves.com
Alírio Neto, Michelle Bolsonaro, Mayara Noronha Rocha, Ana Paula Hoff e Anderson Torres

O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, Alírio Neto, lançou na tarde da quinta-feira (6), a Credencial de Estacionamento para Autista,durante solenidade no Palácio do Buriti com a presença da primeira-dama Mayara Noronha Rocha, da vice primeira-dama Ana Paula Hoff, da primeira-dama do país Michelle Bolsonaro e do secretário de Segurança Anderson Torres.

A medida inédita do Detran-DF vem de encontro com a canção “Ser Diferente É Normal”, de Lenine. A música e a vida nos mostram que  todo mundo tem que ser especial em oportunidades e direitos. Que bom que o poder público demonstra que cuidado é prova de amor.

bernadetealves.com
Alírio Neto, diretor-geral do Detran-DF, durante o lançamento da Credencial de Estacionamento para Autistas no Buriti

O diretor-geral do Detran-DF, Alírio Neto, destacou que a iniciativa descomplica o acesso da família e diminui o desconforto causado pela falta de conhecimento sobre o assunto quando se usa a vaga de deficiente. O responsável pelo órgão também disse que há projetos para rever as credenciais de outros tipos de deficiência. “É um processo de construção que tem que se adequar à necessidade das pessoas”, disse Alírio Neto.

bernadetealves.com
Mayara Noronha Rocha, primeira-dama do DF, no lançamento da Credencial de Estacionamento para Autistas no Buriti

A primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, madrinha do programa Criança Feliz Brasiliense agradeceu ao diretor-geral do Detran pela rapidez com que o projeto saiu do papel e reforçou o apoio que o governo local tem dado a pessoas com deficiência. “Estamos dando assistência a todos aqueles que passam por dificuldade e são incompreendidos”, declarou.“Que nós possamos ser mais tolerantes ao que os nossos olhos não veem”, concluiu Mayara Noronha Rocha.

bernadetealves.com
Mayara Noronha Rocha, primeira-dama do Distrito Federal, durante lançamento da Credencial de Estacionamento para Autistas

A primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, presidente do Conselho do Programa Pátria Voluntária, ressaltou a importância da criação da legislação. “É sempre muito bom participar de ações voltadas para o autismo. O lançamento dessa medida é mais uma vitória. Pais e mães, vocês não estão sós. Ao receber o diagnóstico do autismo, cada um iniciou uma jornada pela inclusão. Para termos uma sociedade justa, precisamos combater o preconceito”.

bernadetealves.com
A primeira-dama Michelle Bolsonaro participa do lançamento da Credencial de Estacionamento para Autistas, em solenidade no Buriti

Com o documento, as pessoas especiais terão um modelo diferenciado para identificação do veículo, diferentemente do que ocorre em outros estados do Brasil. A nova credencial traz o símbolo universal do autismo – um laço com estampa de quebra-cabeças – e passa a ter validade de dez anos. Antes, eram cinco anos.

Também não é mais necessário agendar perícia com um médico do Detran. Basta imprimir e preencher o requerimento disponível no site do órgão, anexar o laudo com CRM do neurologista ou psiquiatra que já acompanha a pessoa com autismo e entregar no protocolo das unidades do Gama, Taguatinga, Setor de Transportes e Cargas (antiga Vadel) ou no Detran Sede. Será aceito também o laudo utilizado junto à Receita Federal para redução de IPI ou o apresentado na Secretaria de Fazenda para redução de ICMS.

bernadetealves.com

As primeiras-damas Michelle, Mayara e Ana Paula, tiveram o seu momento criança. Elas também acompanharam ao lado do secretário de Segurança, Anderson Torres e do diretor-geral do Detran-DF, Alírio Neto, uma apresentação musical.

bernadetealves.com
Michelle Bolsonaro cumprimenta o vice-governador Paco Britto

Mayara Noronha Rocha ofereceu flores a primeira-dama do país em agradecimento ao apoio a iniciativa pioneira do governo do Distrito Federal.

bernadetealves.com
Ana Paula Hoff, Michelle Bolsonaro, Mayara Noronha Rocha e a cantora

De acordo com a Lei Federal nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, é assegurada a reserva de 2% das vagas em estacionamento regulamentado de uso público para serem utilizadas exclusivamente por veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência ou com dificuldade de locomoção. Por sua vez, a Lei Distrital nº 4.568/2011,  garante ao veículo que estiver conduzindo pessoa autista o direito de uso das vagas especiais de estacionamento reservadas às pessoas com deficiência. Os carros estacionados nessas vagas deverão, obrigatoriamente, exibir credencial de estacionamento sobre o painel, com a frente voltada para cima.

bernadetealves.com
Mayara Noronha Rocha  e Michelle Bolsonaro no Palácio do Buriti

Fotos: Renato Alves / Agência Brasília