Juiz Ben-Hur Viza vai receber da OAB/DF a Medalha Myrthes Gomes

O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal, escolheu por unanimidade o juiz Ben-Hur Viza , titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar e integrante do Núcleo Judiciário da Mulher do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, para receber a medalha Myrthes Gomes de Campos, a mais alta comenda da entidade, no dia 25 deste mês, junto com outras personalidades.
A medalha, instituída em 25 de fevereiro de 2016, é uma homenagem a primeira mulher a exercer a advocacia no Brasil. A carioca Myrthes Gomes de Campos concluiu o bacharelado em Direito em 1898, mas, por ser mulher, apenas em 1906 conseguiu ingressar no quadro de sócios efetivos do Instituto dos Advogados do Brasil, condição necessária para o exercício profissional da advocacia à época.
A honraria é tradicionalmente concedida a advogadas e autoridades com atuação efetiva no cenário jurídico do Distrito Federal na defesa dos direitos, interesses e da valorização das mulheres. Em 2020 o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, resolveu homenagear um homem que trabalha de forma incessante pra coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
O escolhido foi o Juiz Ben-Hur, um exemplo de cidadania e respeito. Seu trabalho vai além do Palácio da Justiça. Dr. Ben-Hur coordena o Projeto Maria da Penha Vai à Escola (MPVE), que tem como objetivo educar para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Esta não é a primeira vez que o magistrado é homenageado. Em 2017 o juiz de Direito do TJDFT Ben-Hur Viza foi condecorado, pela Câmara dos Deputados, com a Medalha Mietta Santiago, por sua atuação expressiva na defesa dos direitos das mulheres.

Além do Juiz as agraciadas com a medalha Myrthes Gomes são: Alessandra Camarano, Carla Patrícia Frade Nogueira Lopes, Dora Cavalcanti, Mara Gabrilli, Margarete de Castro Coelho, Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, Neide Malard, Nicola Mota, Paola Aires Corrêa Lima, Sílvia Souza, Silvia Pimentel.
