Livro: fonte de conhecimento, reflexão e abrigo para leitores

bernadetealves.com

Hoje é dia de reverenciar e celebrar o elo entre o passado e o futuro e os consagrados escritores como Machado de Assis, Miguel de Cervantes, Clarice Lispector, William Shakespeare, Nelson Rodrigues, Ariano Suassuna, Andrew Matthews,Cora Coralina, Peter Kelder, Mário Quintana, Stefan Klein, Keno’Donnell, Lair Ribeiro,Içami Tiba, Dante Alighieri, Augusto Cury, Louise L.hay,dentre tantos outros valorosos escritores nacionais e internacionais.

Ao celebrarmos o livro, celebramos a escrita, leitura, tradução, publicação, através das quais o ser humano se eleva e se realiza. O livro é o ponto de encontro das mais essenciais liberdades humanas: a liberdade de expressão. Por isso devemos promover a leitura e a escrita como mecanismo de estímulos  para combatermos o analfabetismo e a pobreza.

bernadetealves.com

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”, Cora Coralina

O dia 23 de abril foi escolhido para ser o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em sua XXVIII Conferência Geral, ocorrida em 1995, para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais.

“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem”, Mário Quintana.

A data é um tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que morreram em 23 de abril de 1616. Nesse dia, grandes obras da literatura mundial são relembradas, discutidas e reverenciadas. É uma oportunidade para celebrar os autores e valorizar o livro, fonte de conhecimento, reflexão e abrigo para leitores.

“O sonho é que leva a gente para a frente. Se a gente for seguir a razão, fica aquietado, acomodado”, Ariano Suassuna.

William Shakespeare: nasceu no ano de 1564, em Stratford, na Inglaterra, supostamente em 23 de abril. Coincidentemente, em 1616, ele morreu, ao que se acredita, no mesmo dia do nascimento. Escreveu 38 peças, dois poemas narrativos e 154 sonetos. Suas peças de teatro são conhecidas mundialmente, como: Hamlet, Romeu e Julieta, Rei Lear e Otelo. Ele foi poeta, dramaturgo e ator.

bernadetealves.com

“O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. Só o que está morto não muda!”, Clarice Lispector.

Miguel de Cervantes Saavedra: nasceu na provável data de 29 de setembro, em 1547, no município espanhol de Alcalá de Henares. O soneto A la muerte de la reina doña Isabel de Valois, publicado em 1569, supostamente, foi sua primeira obra poética. No entanto o sucesso só veio em 1605, quando o escritor publicou El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha. Morreu em 23 de abril de 1616.

“Abençoados os que possuem amigos, os que os tem sem pedir. Porque amigos não se pede, não se compra, nem se vende. Amigo a gente sente”, Machado de Assis

O romance Dom Quixote, de Miguel de Cervantes (1547-1616), conta as aventuras de um fidalgo que, depois de ler inúmeras novelas de cavalaria, começa a confundir ficção com realidade. O Cavaleiro da Triste Figura, Dom Quixote de la Mancha, consegue convencer o ingênuo Sancho Pança, que busca dinheiro e glória, a ser seu escudeiro. E para completar a realidade fantástica criada por sua loucura, ele encontra também uma dama para amar, a idealizada Dulcineia, um amor de fantasia. A partir daí, vai viver várias aventuras ao lado de seu escudeiro. Dom Quixote e Sancho Pança são personagens literários famosos no mundo todo e a história já foi adaptada várias vezes para o público infantil e juvenil.

bernadetealves.com

“Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superável; quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável”, Augusto Cury.

A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector, é uma das obras mais herméticas (difíceis de compreender) da escritora brasileira Clarice Lispector (1920-1977). Basicamente, conta a história de uma dona de casa de classe média que demite sua empregada. Ela está sozinha em casa, vai até o quartinho da empregada, olha o armário vazio, vê e mata uma barata. A partir daí, G.H. inicia um fluxo de consciência epifânico (pensamentos reveladores), pois ela passa a refletir sobre a própria existência humana.

bernadetealves.com

“Se você não arrumar tempo para cuidar de sua saúde um dia terá que arrumar tempo para cuidar de sua doença”, Lair Ribeiro.

“O amor é o mais eficaz processo de cura”, Edu Klein.

A Fórmula da Felicidade de Stefan Klein

“É possível aprender a ser feliz do mesmo modo em que se aprende ou exercita uma língua estrangeira, treinando. A chave para isso é o auto conhecimento, seguindo uma linha parecida com a do Segredo, o livro afirma que podemos aumentar o nível de felicidade. Há pesquisa científicas que explicam como a felicidade é produzida no cérebro e o autor orienta como aplicar as novas descobertas na busca por ela.Fácil e prazeroso. Podemos ser felizes sempre, basta treinar, pensar positivo, ter atitudes positivas, pois o nosso cérebro absorve e desenvolve um infinito número de informações e quanto mais destas forem positivas maiores são as chances de sermos felizes”.

A atriz Meryl Streep diz que: “A fórmula da felicidade e do sucesso é simplesmente ser você mesmo da maneira mais sincera que puder”.