Alimentos que aumentam a imunidade de forma natural
Cansar com facilidade, ter insônia e falta de disposição são alguns dos sinais de alerta que o organismo dá. Além de fazer exames periódicos para verificar se há alguma doença ligada ao sistema imunológico, é bom termos atitudes saudáveis que auxiliam na manutenção do sistema imunológico.
Imunidade é o nome que damos à capacidade do organismo de se defender de invasores, no caso vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças. Quando ela está baixa, ficamos muito mais propensos a ter pequenas e grandes infecções e quadros como gripes.
O sistema imunológico é responsável pela manutenção do equilíbrio e bom funcionamento do organismo. Uma boa imunidade ajuda na luta contra infecções. Para estar em dia com o organismo, além da atividade física, de tomar bastante água, de dormir bem a alimentação saudável é indispensável.

Segundo o Departamento de Nutrição do Ministério da Saúde, além da qualidade dos alimentos que ingerimos, também a forma como comemos é importante. Por isso é importante comermos com calma, mastigar bem os alimentos, respeitar os horários das refeições. O cardápio ideal pode variar de pessoa para pessoa, desta forma o acompanhamento de um nutricionista é fundamental.
Para turbinar o nosso “exército” contra vírus e bactérias, o consumo diário de três porções de frutas e duas de vegetais, garante uma defesa melhor para o organismo.

Dar preferência aos alimentos ricos em vitaminas e minerais que estão diretamente relacionadas a imunidade como:
Frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo.
Vegetais verdes escuros, como brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, e também pode ser encontrado no feijão, cogumelos (como o shimeji e o shiitake) e a carne de fígado.

Alimentos ricos em zinco, como carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.
Oleaginosas, como nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.

Tomate, rico em licopeno é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo. Esses compostos aceleram o envelhecimento celular e deixam o corpo mais propício a desenvolver doenças.
Alimentos fonte de ômega-3 – O ômega 3 presente, por exemplo, no azeite e no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.
Fontes de antioxidantes – A castanha-do-Pará e cogumelos (como o champinhom) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo
Gengibre – Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.
O alho, além de trazer um sabor delicioso para os mais diversos pratos, reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. Inclusive, o alho pode ser consumido junto a antibióticos. Por ser rico em vitamina A, C e E, alho é um forte aliado para reforçar o sistema imunológico.

A cebola é rica em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, como a alicina, que ainda reduz o risco de alguns tipos de câncer, como o de boca, laringe, esôfago, cólon, mamas, ovário e rins. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral.
A geleia real é um superalimento recheado de nutrientes, fitoquímicos e antioxidantes, e esta composição química notável é a responsável por seus inúmeros benefícios à saúde. Ao ser consumida em jejum, ela aumenta a imunidade por conter altas concentrações de vitaminas, principalmente a vitamina C e do complexo B.
Maça – possui vitaminas C e E e minerais como fósforo, magnésio, enxofre, ferro e potássio. Favorece o controle da glicemia, tem poder anti-inflamatório e combate doenças degenerativas.
Cenoura – conhecida como um dos alimentos mais ricos em betacaroteno, que lhe confere a cor alaranjada. O legume é fonte de fibras, fósforo, potássio e vitaminas A, B2, B3 e C. A cenoura ajuda a combater os radicais livres e o envelhecimento.
Brócolis – rico em cálcio, ácido fólico e vitaminas A e C. Este alimento ajuda a fortalecer os ossos e olhos e a combater anemia e inflamações.
Grão de bico – tem ácido fólico, proteínas e fibras em abundância. A leguminosa ajuda a fortalecer os ossos, a controlar a glicemia e a ganhar massa muscular.
Além dos alimentos, a hidratação exerce um papel importante nos mecanismos de defesa do organismo contra infecções. Isso porque precisamos manter a umidade adequada das mucosas das vias respiratórias para que as nossas barreiras naturais contra infecções funcionem bem. Tomar ½ limão misturado com um pouco de água ou água de coco, própolis em gotas e uma colher de mel é muito bom para hidratar as vias respiratórias.

O sono também contribui para melhorar a imunidade. É durante o sono que temos a maior produção das células de defesa pela medula óssea. Portanto, dormir de 7 a 8 horas por dia é o ideal. Quem tem insônia fica estressado e com grande quantidade de radicais livres.
Segundo os especialistas, atividades físicas regulares ajudam no bom funcionamento do organismo como um todo, bem como do sistema imunológico e da saúde mental. É bom tomar cuidado com atividades físicas em excesso. Isso pode desencadear um processo inflamatório e deixar o organismo “estressado”.
Além destes cuidados, é bom cuidar da saúde mental, em tempos de pandemia. Medo, insegurança, angústia e ansiedade podem provocar o adoecimento psicológico e piorar o funcionamento do sistema imunológico.
Não alimente pensamentos negativos. Eles nos deixam chateados, com medo e preocupados. Vamos cuidar bem do nosso corpo, é nele que habitamos.