SAMU doa 3 toneladas de alimentos para famílias do Distrito Federal

Servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Distrito Federal, doaram na terça-feira (28) cerca de três toneladas de alimentos para os moradores da Estrutural e do Assentamento 26 de Setembro, próximo à Taguatinga.
A ação solidária foi idealizada pelos condutores das ambulâncias e com o apoio de todos os servidores da SAMU.
Ronaldo Macário disse que nesse momento de pandemia é importante amenizar o sofrimento das pessoas em relação à necessidade básica que é a alimentação, tendo em vista que o isolamento dificultou ou impediu que elas saiam para a rua na busca do sustento diário.
“Quando decidimos fazer essa arrecadação, levamos em consideração a necessidade da população nas áreas que atendemos”, disse o condutor do Samu-DF, Ronaldo Macário.

Um ato voluntário e altruísta, de extrema importância, por quem salva vidas.Criado em 2003, o SAMU tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde e realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192.

Para conscientizar as crianças em relação aos problemas causados por ligações indevidas para número de emergência 192, surgiu em 2007 o projeto Samuzinho. Desde a sua implantação, já instruiu mais de 14 mil pessoas em instituições privadas e públicas, principalmente em escolas, do Distrito Federal.
Além deste instrumento de conscientização da população, o Núcleo de Projetos do Samu 192 DF desenvolveu algumas vertentes desse projeto com o objetivo de fornecer informações sobre como proceder em casos de emergências. Para cidadãos sem nenhum conhecimento na área, há os cursos de noções em primeiros socorros para leigos – Samu & Você; para estudantes do ensino médio e universitários – Samu nas escolas, e para os estudantes que desejam conhecer o funcionamento do serviço de perto – Escolas no Samu.
Um importante trabalho de resgate da cidadania e de proteção à vida.