Luto na Cultura: Morre o ator Flávio Migliaccio

Flávio Migliaccio, 85 anos, foi encontrado morto na manhã de hoje em seu sítio em Rio Bonito, no Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada pelo 35º BPM de Rio Bonito, delegacia que ainda investiga a causa da morte do ator. De acordo com o boletim de ocorrência, Flávio foi encontrado pelo caseiro e deixou uma carta escrita.
Uma triste notícia. O artista que interpretou personagens maravilhosos que nos alegrava e emocionava com sua performance simples e cativante parte desta vida num momento preocupante da humanidade. O genial Migliaccio sai de cena mas deixa um grande legado.Que Deus o acolha.

O ator, produtor e diretor, Migliaccio participou recentemente da novela “Órfãos da Terra” no papel do imigrante Mamede Al Aud e está no ar em “Eta Mundo Bom” no Vale a Pena Ver de Novo, na TV Globo. Um ator querido que transmitia ternura e emoção de verdade. Ele tornou-se conhecido pelos personagens “Tio Maneco” dos filmes Aventuras com Tio Maneco e Maneco e o Super Tio.

Ganhou notoriedade na década de 1970, interpretando o personagem Xerife na novela “O Primeiro Amor”. Depois, a criação do ator retornou na série “Shazam, Xerife & Cia.”, que ele estrelou ao lado de Paulo José. Papéis subsequentes de Migliaccio ocorreram em novelas como “Pai Herói” (1979), “O Salvador da Pátria” (1989), “Rainha da Sucata” (1990), “A Próxima Vítima” (1995), “Torre de Babel” (1998), “Senhora do Destino” (2004), “América” (2005) e “Caminho das Índias” (2007).

Entre 2011 e 2015, o ator participou da série cômica “Tapas & Beijos” ao lado de Andréa Beltrão e Fernanda Torres. Atualmente, Migliaccio pode ser visto em cena em “Vale a Pena Ver de Novo” como o Dr. Josias da Conceição, na reprise da novela “Êta Mundo Bom” (2016).
Migliaccio também foi presença constante no cinema brasileiro, marcando títulos como “A Hora e Vez de Augusto Matraga” (1965), “Terra em Transe” (1967), “Aventuras com Tio Maneco” (1971), “Roberto Carlos a 300 Quilômetoros Por Hora” (1971) e “Boleiros” (1998).
Em 2014, Flávio Migliaccio foi homenageado no Festival de Cinema de Gramado com o prêmio honorário Troféu Oscarito.