Santuário Dom Bosco celebra 50 anos com tour virtual e missa online

bernadetealves.com

O Santuário Dom Bosco é um espaço sagrado, construído por salesianos para homenagear o padroeiro da cidade, Dom Bosco. O local transborda em exuberância e fé como um universo de céu estrelado, na área central do Plano Piloto.

bernadetealves.com
Porta de entrada do Santuário Dom Bosco, em Brasília

A edificação em estilo gótico e com vitrais em 12 tons de azul, que fica na 702 Sul , encanta não só os brasilienses como, também, os turistas. O Santuário Dom Bosco, projetada pelo arquiteto mineiro Carlos Alberto e construída em homenagem ao padroeiro de Brasília, São João Belchior Bosco, festeja 50 anos.

bernadetealves.com
Portas em ferro e bronze, com baixos-relevos que relembram a vida de Dom Bosco, do artista Gianfrancesco Cerri

Ao chegar ao local, os visitantes são recebidos com uma imagem em tamanho natural de Dom Bosco com um pedaço de osso do braço direito, o mesmo que o Santo usava para abençoar os fiéis que chegava perto dele. A estatua foi um presente do reitor-mor da Congregação Salesiana, padre Ángel Fernández Artime, e veio definitivamente para Brasília depois de um longo percurso pelos cinco continentes.

Visitar o Santuário Dom Bosco é sempre uma experiência mágica. Alem do espetáculo de luz e cores é um espaço aconchegante que transmite paz e nos dá a dimensão exata do que somos.

Santuário Dom Bosco - Brasília - Bernadete Alves

                Interior do Santuário Dom Bosco, em Brasília

Em tempos de pandemia do novo Coronavírus a visita pode ser feita por meio de um tour virtual. Pela internet é possível apreciar a beleza do Santuário, suas 80 colunas, os maravilhosos vitrais, o lustre de 3,5 metros de altura, formado por 7, 4 mil peças de vidro murano, simbolizando Jesus, pintura em acrílico no sacrário, painel em bronze na pia batismal, as portas em ferro e bronze, com baixos-relevos que relembram a vida de Dom Bosco, do artista Gianfrancesco Cerri,e toda a sua simbologia.

bernadetealves.com
Interior do Santuário Dom Bosco em Brasília, com fotos de fieis, devido pandemia

A Igreja foi eleita uma das sete maravilhas de Brasília, em 2008, pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC), entidade com sede em Barcelona. Durante a pandemia do novo coronavírus, quando as celebrações presenciais permanecem proibidas, o templo colocou fotografias dos fiéis nos bancos.

Para comemorar as “Bodas de Ouro”, acontece neste domingo (24), às 18h, uma missa online.

bernadetealves.com
Detalhes dos vitrais do Santuário Dom Bosco, em Brasília

O Santuário Dom Bosco faz parte da “Rota da Paz”, instituída em abril pela Secretaria de Turismo, consiste em um tour virtual pelos espaços religiosos e místicos do Distrito Federal e Entorno.

bernadetealves.com
Interior do Santuário Dom Bosco, em Brasília

Para descobrir Brasília sem sair de casa é só acessar http://www.turismo.df.gov.br/brasilia-tour-virtual/  e apreciar os 12 pontos místicos e religiosos da capital do país que fazem parte da “Rota da Paz”, um inesquecível turismo religioso.

Igreja Dom Bosco
  • Santuário Dom Bosco
  • Catedral Metropolitana de Brasília
  • Templo Shin Budista Terra Pura
  • Mosteiro de São Bento de Brasília
  • Templo da Legião da Boa Vontade
  • Universidade Holística Internacional da Paz (Unipaz)
  • Mesquita do Centro Islâmico
  • Santuário Arquidiocesano Menino Jesus
  • Busto de Mahatma Gandhi
  • Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater
  • Prainha dos Orixás
  • Vale do Amanhecer