OAB/DF: 60 anos na defesa do Estado Democrático de Direito
Em cada lugar, há um direito a ser defendido e a advocacia cumpri seu papel constitucional. Sem armas afugenta a força, e sem forças encarcera a violência.Uma missão escrita por desbravadores do direito e da cidadania, 34 dias depois da inauguração da Capital Federal. Nasceu assim a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, junto com Brasília.
No dia 25 de maio de 1960, a OAB/DF iniciava suas atividades em uma sala emprestada pelo Tribunal de Justiça, na Esplanada dos Ministérios. O amadurecimento institucional e o crescimento do número de inscritos determinaram, em janeiro de 1983, a mudança da sede para o atual endereço, na 516 Norte.
A história da entidade se confunde com a trajetória do país na luta pelos direitos da população, na defesa da democracia e na vigilância por uma Justiça igualitária. Em 1981, na gestão de Maurício Corrêa, foi criada na OAB/DF a Comissão de Direitos Humanos. Em um momento conturbado para os brasileiros, o objetivo era defender a sociedade contra violências de todo tipo.

A Fundação de Assistência Judiciária foi criada para prestar atendimento jurídico gratuito a cidadãos em vulnerabilidade social, sendo até agora um importante meio de acesso ao Judiciário.
Com coragem e atitude, esses e outros episódios demonstraram a relevância da advocacia na sociedade, mas nem só de capítulos felizes se faz uma boa história. Em 24 de outubro de 1983, a OAB/DF foi ocupada por militares que queriam impedir o trabalho dos conselheiros. Em resistência, os advogados saíram do prédio de braços dados, cantando o Hino Nacional. Mais que proteger a entidade,deram exemplo a toda a sociedade sobre a importância de valores como a liberdade de expressão e o direito a reuniões.
Há seis décadas a OAB/DF vem desempenhando seu papel com muita responsabilidade e clareza por meio dos inúmeros desbravadores que presidiram a entidade antes de Délio Lins e Silva, o atual gestor. Dentre eles Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal.

“Hoje a OAB/DF completa 60 anos e eu quero parabenizar esta importante instituição da qual fiz parte por 25 anos. Ao longo desses anos a OAB-DF, bem como a Nacional, tem participado de ações importantes da garantia dos direitos básicos dos cidadãos e da defesa da Constituição Federal. Parabéns a todos os advogados e advogadas que exercem com consciência e responsabilidade, seu papel tão importante ao interesse público”, declarou Ibaneis Rocha, ex-presidente da OAB/DF.
O presidente Délio Lins fala da honra em presidir a sexagenária OAB/DF. “Enquanto trabalhamos nas necessidades do agora, que são muitas, mantemos nosso olhar no futuro, pensando e propondo os novos rumos da advocacia no pós-pandemia. Todos estamos em busca de adaptação neste momento, enquanto lutamos para manter nossas atividades e rendas em meio à crise, que vai passar, temos convicção”, declara Délio Lins e Silva.
Mais de 65 mil advogadas e advogadas constroem essa história que permanece ao lado da classe e da sociedade em todas as situações. A cada ano mais de três mil novos profissionais ingressam na OAB/DF que tem 12 subseções nas principais regiões administrativas.
“A defesa da liberdade, tão cara ao nosso texto constitucional, caracteriza a missão futura de nossa instituição. Apenas em uma sociedade livre há espaço para a advocacia constitucionalizada desenvolver o papel de proteção para a democracia liberal. O futuro — hoje sob a neblina da dúvida, da insegurança e do receio, mas permeado pela esperança dos que buscam a justiça — nos dá ânimo para continuar a luta. A responsabilidade e a obrigação de buscar a defesa da voz dos cidadãos nos trazem a certeza da importância de toda a advocacia”, diz o presidente.
Em homenagem aos seus 60 anos e meio ao isolamento necessário neste período da pandemia do novo coronavírus, a OAB/DF preparou uma programação especial de transmissões ao vivo para toda a semana, sempre às 18h.
A Semana de debates será aberto nesta segunda-feira (25/5) com uma reflexão sobre os próximos 60 anos, trazendo as perspectivas da advocacia, a revolução OAB/DF Digital e o mercado jurídico pós-Covid-19. O evento será transmitido ao vivo no YouTube da OAB/DF: https://www.youtube.com/OABDFOficial
25 de maio – Os Próximos 60 anos
Participantes: Délio Lins e Silva Junior – presidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno – vice-presidente da OAB/DF, Eduardo Uchôa Athayde – presidente da CAADF e
Felipe Santa Cruz – presidente do Conselho Federal da OAB
Horário: às 18h
Local: https://www.youtube.com/OABDFOficial
26 de maio – O papel das subseções na OAB/DF
Participantes: Délio Lins e Silva Junior – presidente da OAB/DF, Leonardo Rabelo – presidente da subseção de Ceilândia da OAB/DF
Horário: às 18h
Local: https://www.youtube.com/OABDFOficial
27 de maio – Os desafios da advocacia na última década e as projeções para a próxima
Participantes: Délio Lins e Silva Jr. – presidente da OAB/DF nos 60 anos, Francisco Caputo – conselheiro federal e presidente nos 50 anos da OAB/DF
Horário: às 18h
Local: https://www.youtube.com/OABDFOficial
28 de maio – Efeitos da pandemia: estratégias para a carreira na advocacia
Participantes: Délio Lins e Silva Jr. – Presidente da OAB/DF e Raquel Cândido – Conselheira Federal da OAB/DF
Horário: às 18h
Local: https://www.youtube.com/OABDFOficial
29 de maio – A importância da ESA/DF na formação da advocacia
Participantes: Cristiane Damasceno – Vice-presidente da OAB/DF e Fabiano Jantalia – Diretor-geral da ESA/DF
Horário: às 18h
Local: https://www.youtube.com/OABDFOficial