Tour virtual revela curiosidades da moda

A consultora de moda e jornalista, Gloria Kalil, diz que moda é o equilíbrio perfeito entre aparência e conteúdo e que é “chic” ser autêntico e ser você mesmo.
Ela defende o estilo próprio, autêntico, e diz que a moda é também espaço crítico. “Toda moda é um sinal das escolhas individuais. A moda exprime com clareza as ideias e escolhas de cada um”.
A consultora lembra que tendências são fugazes, o estilo pode até não ser permanente, mas é mais consistente e mais favorável ao meio ambiente, pois como sugere a especialista vale “comprar melhor em vez de comprar mais”.
Gloria lembra que a moda era ditatorial, estabelecia padrões rígidos, que eram seguidos para que as pessoas fossem socialmente aceitas. Mas não é mais assim. “Acabou essa história de ‘essa calça é só para mulheres altas, tal saia para as gordinhas’. Hoje vale tudo e vale ser quem você é”, diz Gloria Kalil.
Vamos aproveitar o tempo de isolamento social para conferir exposições on-line e atualizar o conhecimento sobre o universo histórico da moda.
Os museus das principais faculdades de moda e institutos norte-americanos estão oferecendo um tour virtual para manter a comunidade acadêmica interessada e inspirar futuros estilistas.E, também, proporcionar uma viagem ao mundo da moda.

O tour virtual pode ser feito pelas escolas de moda da Califórnia, Nova York e Georgia, nos Estados Unidos. Museu do Instituto Fashion de Design e Merchandising, em Los Angeles, na Califórnia; Museu de moda e cinema da Faculdade Savannah de Arte e Design, em Atlanta, na Georgia ; e o museu nova-iorquino do Instituto Tecnológico de Moda, proporcionam momentos de conhecimento e reflexão sobre a história da moda e de seus criadores.

Os museus exibem a história e a arte de todos os tempos e proporcionam beleza e conhecimento de diferentes períodos e estilos. Os museus de Moda e Cinema dos Institutos e Faculdades hipnotizam e fascinam os designers e os apaixonados por moda.
O SCAD FASH museu da Faculdade Savannah de Arte e Design, está com programações interessantes sobre moda e cinema. O espaço dá destaque à peças de vestuário em suas mídias sociais. Logo, curiosidades, fotos e a história das roupas são exploradas e concentradas na hashtag #MuseumfromHome.

Exposição Azzedine Alaïa (1935-2017) e Gilbert Adrian (1903-1959):Mestres dos Cortes, com criações atemporais são fabulosas para apreciar, assim como a Exposição: A trajetória de Patrick Kelly.

O museu do Instituto Fashion de Design e Merchandising – FIDM, foi fundado para atender ao corpo discente e ao público de Los Angeles. Pelo site do FIDM é possível acessar exposições e conhecer itens de 1706 a 1790 e vestes do período imperial 1800-1836.
Comme des Garçons SS84, Gianfranco Ferré SS84, Karl Lagerfeld Para Chloé SS84, Manmode: Vestindo o ego masculino e Figurinos para Televisão de 2015 e 2016, são acessos imperdíveis.
O museu de Moda da F.I.T. em Nova York, está exibindo virtualmente três mostras. Eleanor Lambert: Imperatriz da Sétima Avenida; Power Mode: A Força da Moda; e Bailarina: Musa Moderna da Moda. O acervo disponível on-line apresenta peças século 18 aos anos 2000, de Gilbert Adrian a Yohji Yamamoto.


Os internautas também podem conferir no perfil do YouTube do F.I.T a entrevista do jornalista de moda André Leon Talley, e as entrevistas dos estilistas Zandra Rhode e Dapper Dan.
A programação on-line do museu também tem podcasts e visitas gratuitas pelo acervo do museu, que explora coleções dos séculos 18 e 19, assim como das décadas de 1920 e 1930. Atividades para crianças, adolescentes e adultos também fazem parte do projeto virtual, basta acessá-las pelo site https://www.fitnyc.edu/museum/
A pandemia deixou a moda num momento morno. É hora de transbordar a criatividade e parar de gastar energia pensando em qual a saia ou calça da tendência. A primeira pergunta a fazer é: “isso fica bem em mim? Estou me sentindo bem? Ou é a cara do estilista ou da blogueira que recomenda? “.
A moda somos nós que ditamos. Vamos apostar nos acessórios que combinem com a máscara, item de proteção indispensável para frear a contaminação pelo novo coronavírus.