Obras de Niemeyer viram pistas de skate em documentário

bernadetealves.com
Memorial JK vira pista de skate em documentário

Construções projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer serviram de palco para a gravação do documentário “Sonhos concretos/O skate encontra Niemeyer”, dos  brasileiros Pedro Barros e Murilo Peres.

Os premiados skatistas fizeram manobras no prédio do Congresso Nacional, na Catedral de Brasília e no Memorial JK, com suas pranchas de madeira com rodinhas. As gravações feitas antes da pandemia do novo coronavírus, tiveram autorização da Fundação Oscar Niemeyer.

Carlos Ricardo Niemeyer, Superintendente Executivo da Fundação, diz que a ideia de interação entre os skatistas brasileiros e a obra de Oscar Niemeyer  é uma ideia incrível. “Antes de tudo, existe uma forte identidade entre o universo desse esporte e a arquitetura de Niemeyer e seus valores. A irreverência, a liberdade, a busca por desafios, a criatividade em cada movimento, tudo isso está na essência do skate, assim como na obra de Niemeyer, feita de curvas e gestos livres, bela e surpreendente, assim como um rolê de skate”, afirma  Carlos Ricardo Niemeyer.

bernadetealves.com
Pedro Barros e Murilo Peres gravam documentário em obras de Niemeyer em Brasília

Pedro Barros nasceu em Florianópolis e conseguiu o primeiro título profissional aos 12 anos. Aos 15 anos, ganhou a primeira medalha de ouro dos X Games. Ele é especialista em skatepark e atual campeão mundial da modalidade.

Murilo Peres é de São Paulo foi apresentado ao skate aos 10 anos. É o atual campeão brasileiro da modalidade de skatepark. Murilo integra a seleção brasileira desde 2018 e é considerado um dos principais representantes do Brasil na modalidade de skatepark.

bernadetealves.com
Os skatistas brasileiros Pedro Barros e Murilo Peres

Os skatistas dizem que sempre tiveram o sonho de percorrer as obras do renomado arquiteto e que transformar dois símbolos da capital em pista, “foi um presente”. “Acredito que quando Oscar Niemeyer criou uma parte das suas obras, ele criou pro povo, ele criou pra ter vida, pra ter movimento”, afirma Pedro Barros.

bernadetealves.com

Pedro diz que Brasília está no seu coração. “Eu cresci passando férias com minha família sempre em Brasília”. O skatista diz  que os parentes, por parte de pai, “são quase todos do Distrito Federal”.

bernadetealves.com
Pedro Barros e Murilo Peres gravam documentário “Sonhos concretos/O skate encontra Niemeyer” em Belo Horizonte

Também fazem parte do documentário as manobras feitas em 16  obras de Niemeyer em São Paulo, Belo Horizonte e Niterói.

O documentário é dirigido por Hugo Haddad e produzido por Victoria Mazzia, também skatistas. E segundo eles, depois das gravações, todas as obras passaram por um processo de reparo.

O conteúdo que atrela a beleza das obras à plasticidade do esporte está disponível gratuitamente, pela internet.

Fotos: Marcelo Maragni e Rodrigo Kbça Lima