Cuidar dos olhos é cuidar da alma

bernadetealves.com

Neste Dia Mundial da Saúde Ocular é importante cuidarmos das janelas da nossa alma, como bem definiu o poeta. A data foi criada para alertar sobre a importância de cuidar dos olhos, principalmente em relação à cegueira, que em muitos casos pode ser evitada com uma visita periódica ao oftalmologista.

A perda da visão tem diversas causas e o diagnóstico precoce é o principal aliado no combate. Muitas doenças oculares são silenciosas e podem prejudicar de forma definitiva a visão. Por isso, mais do que ir regularmente ao oftalmologista é bom mantermos uma rotina de cuidados porque a falta deles pode provocar várias doenças.

bernadetealves.com
A tecnologia à serviço da saúde ocular

Segundo o Manual de Orientação do projeto Olhar Brasil, do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério da Educação (MEC), “visão é a capacidade que o indivíduo tem de perceber o universo que o cerca”. Além disso, “oitenta por cento da relação do ser humano com o mundo se dá por meio do sentido da visão. Para que o sentido da visão seja aproveitado de maneira plena, é fundamental que toda a via sensorial visual esteja perfeita”.

bernadetealves.com

Segundo o oftalmologista Sérgio Saraiva, da Oftalmed, catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética são as principais causas de cegueira em adultos. Já entre as crianças, o oftalmologista diz que  o que mais leva a perda da visão são as infecções congênitas, catarata congênita, retinopatia da prematuridade e glaucoma congênito. A recomendação do Dr Saraiva é a realização de um pré-natal adequado e o teste do olhinho nos primeiros dias após o nascimento.

bernadetealves.com

Manter a saúde ocular é fácil. Além dos exames preventivos para rastrear possíveis problemas oculares, devemos evitar a automedicação e proteger os nossos olhos sempre.

Usar óculos escuros com proteção para raios UV sempre que for para a rua. A exposição em excesso aos raios ultravioletas (UV) pode atuar como agravante no desenvolvimento de várias doenças.

Evitar coçar os olhos em casos de alergias ou irritações causados pela baixa umidade do ar. O desconforto pode ser amenizado com colírios lubrificantes prescritos por profissionais. A automedicação pode agravar ou iniciar casos de glaucoma e catarata. O certo é consultar sempre o oftalmologista para verificar qual o colírio é o mais indicada para o caso.

Maquiagens podem causar reações alérgicas nos olhos, por isso é recomendável escolher produtos  de qualidade ou hipoalergênicas  confiáveis para evitar problemas futuros. Se a maquiagem não for retirada corretamente antes de dormir, os canais de drenagem presentes nos olhos podem entupir, gerando infecções ou terçol (vermelhidão na região da pálpebra que parece com uma espinha).

bernadetealves.com

Óculos de proteção são essenciais para evitar que acidentes aconteçam. Em situações de risco, como manuseio de solda, por exemplo, é essencial seguir a risca a recomendação de prevenção. Entretanto, mesmo em casa, o menor trabalho pode ser prejudicial aos olhos. Não deixe que um acidente aconteça para depois procurar ajuda. Prevenir é sempre a melhor opção.

Cabe destacar os avanços tecnológicos desenvolvidos para auxiliar o oftalmologista no diagnóstico de doenças oculares. A Tomografia de Coerência Óptica é um exemplo. O OCT é uma técnica de imagem capaz de mostrar, de forma detalhada, a retina e o nervo óptico em três dimensões. Para a realização deste exame, não é necessário o uso de contraste; é rápido e indolor, possibilitando uma precisa avaliação do “fundo do olho” com uma resolução melhor do que o ultrassom convencional.

Cuidar dos olhos com a ajuda de um profissional deve ser incluído na rotina de todos.