Hemocentro de Brasília adotará Padrão ISBT 128 para Bolsas de Sangue

O Hemocentro de Brasília, o único banco de sangue público do Distrito Federal, vai adotar norma internacional de identificação, rotulagem e processamento do sangue. O ISBT 128 estabelece uma uniformização mundial de rotulagem de hemocomponentes, tecidos e produtos de terapia celular que, por meio do código de barras, permite uma identificação ampla das características dos produtos e do seu local de coleta.

Na prática, a aplicação deste modelo permitirá o envio e o recebimento de hemocomponentes entre serviços de hemoterapia do mundo inteiro que possuem o ISBT 128, satisfazendo padrões internacionais de rastreabilidade e transferência da informação.

Este padrão vai aproximar o Hemocentro de Brasília de uma das metas de seu planejamento estratégico relacionada à certificação AABB/ABHH para o ciclo produtivo de sangue da instituição até 2023.
Para que o Hemocentro continue disponibilizando sangue a todos os hospitais públicos do DF e hospitais particulares conveniados de Brasília e até para outros estados como para a Fundação Pró-Sangue em SP, recentemente,vamos ser Doador Regular de Sangue e ajudar a salvar vidas.

Constantemente são realizadas campanhas para incentivar a doação de sangue. No entanto, dados do Ministério da Saúde mostram que os doadores são menos de 2% da população brasileira. O número está abaixo do parâmetro da Organização Mundial da Saúde, que estipula que ao menos 4% da população do país deve ser doadora.

A escassez é, então, um grande problema para os bancos de sangue de Brasília e do Brasil, visto que a doação é essencial para a saúde pública. A doação voluntária de sangue é um gesto de amor e de solidariedade.

