Clima do Cerrado inspira cuidados

bernadetealves.com
Clima do Cerrado inspira cuidados com a saúde e meio ambiente

A combinação de frio, baixa umidade e falta de chuva  deixa a capital do país em permanente estado de atenção. E as pessoas com cansaço, dor de cabeça, sensação de areia nos olhos, dificuldade de respirar e sonolência. Outro problema é o efeito do tempo seco sobre a pele, que fica mais seca e pode sofrer com dermatites, como descamação, vermelhidão e coceira.

bernadetealves.com
A paisagem de Brasília durante inverno seco e de baixa umidade do ar

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana começa com a umidade  podendo chegar nas horas mais quentes do dia a 25%. Ao que tudo indica deve permanecer nos próximos dias.

A baixa da umidade é considerada preocupante pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pelos efeitos que provoca – desidratação, mal-estar, dificuldade de respiração e ressecamento de mucosas. Segundo o órgão, o nível ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70%.

bernadetealves.com
Clima do Cerrado inspira cuidados com a saúde e meio ambiente

Neste cenário, a população não deve descuidar da saúde, principalmente crianças e idosos. Pele seca e doenças respiratórias são os principais desconfortos causados.

Especialistas recomendam evitar o sol das 10h até às 16h. O período mais crítico é às 12h quando a umidade cai para o índice mais baixo e quando se começa sentir com maior intensidade as consequências da baixa umidade.

bernadetealves.com
A paisagem de Brasília durante inverno seco e de baixa umidade do ar

Brasília enfrenta estiagem mais de 75 dias e como não há previsão de chuva para os próximos dias, como característico do inverno brasiliense, é também importante, segundo a Defesa Civil (199)  que as pessoas tomem bastante água, hidratem a pele, evitem desgaste físico nas horas mais secas, deixem os ambientes ventilados e umidificados  e se tiverem de sair colocar filtro solar.

Água, sucos naturais e frutas são essenciais para manter o bom funcionamento do organismo nesta época de secura.

A previsão é de que o frio continue, mas melhor que na semana passada. Hoje, a mais baixa, de 14ºC, foi registrada nas primeiras horas da manhã, no Paranoá. A máxima ao longo do dia chega a 27ºC.

bernadetealves.com
A paisagem de Brasília durante inverno seco e de baixa umidade do ar

Segundo o Inmet  o clima do Distrito Federal é tropical. Tem dois períodos. Um período úmido e um período seco, o que estamos tendo agora.

A umidade relativa é uma razão entre a quantidade de vapor que tem no ar e a capacidade máxima que aquela parcela de ar poderia armazenar (na temperatura daquele momento). A umidade do ar varia o tempo todo porque depende da temperatura. Nos momentos em que a temperatura está mais baixa, a umidade relativa estará mais alta e assim vice-versa.