Bancário: categoria que faz a diferença no contexto social e econômico

bernadetealves.com

Quando a pessoa sai de casa disposta a fazer o melhor, todos saem ganhando. A motivação é a força que leva os trabalhadores à ação e a paz interior ao êxito. Profissionais que são dedicados são homenageados com um dia especial.

O 28 de Agosto é dedicado ao Bancário. Aqueles que trabalham nas mais diversas funções de um banco e demais instituições financeiras. O valor deste profissional é muito maior do que qualquer quantia que ele mexe todo dia. O Bancário tem o dom de lidar com dinheiro sem perder a humildade. 

A data surgiu após uma histórica assembleia realizada pela classe bancária em 28 de agosto de 1951, decretando aumento salarial de 31% para a categoria, depois de 69 dias de greve, uma das mais longas e vitoriosas. Isso tudo fez surgir o movimento bancário, e consequentemente o Dia Nacional do Bancário.

bernadetealves.com

Em 1951 marcou a história da categoria bancária e transformou a data em dia de celebração à luta e ao trabalho dos bancários e bancárias. Quase 70 anos depois, a categoria demonstra toda sua importância ao estar na linha de frente da maior crise sanitária dos últimos tempos. Mais do que nunca, celebrar o Dia do Bancário é exaltar o trabalho essencial desta categoria que faz a diferença no contexto social e econômico do país.

Neste dia 28 de agosto, cada bancário e bancária merece uma saudação calorosa e uma honraria pela dedicação ao trabalho e pela atuação corajosa para atender milhões de brasileiros e brasileiras. Se antes da pandemia do novo coronavírus esses trabalhadores já eram de suma importância para o conjunto da sociedade, agora a relevância e a essencialidade dos bancários é maior.

bernadetealves.com

O presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Kleytton Morais, diz que a categoria bancária se mostra cada vez mais engajada na luta em defesa dos direitos e do patrimônio do povo brasileiro e é uma das poucas categorias com Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nacional.

“A categoria bancária efetivamente é um ator diferenciado e atento às circunstâncias da sociedade. Esta característica se revela na medida em que se coloca na vanguarda dos movimentos. E ao fazê-lo, fortalece, alinha e pavimenta os caminhos da luta geral dos trabalhadores e para o conjunto da sociedade”, declara o presidente do Sindicato, Kleytton Morais.

Anualmente, o Sindicato promove a tradicional Festa dos Bancários para festejar com boa música o Dia do Bancário. Este ano, em função da pandemia, a festa foi adiada, respeitando as orientações das organizações mundiais de saúde. Entretanto, a data não passará em branco para os bancários de Brasília.

bernadetealves.com

“A distância não nos limitará e celebraremos sim o Dia do Bancário. Estamos preparando uma surpresa virtual para os trabalhadores do ramo financeiro da capital federal que, em breve, receberá mais informações sobre essa comemoração especial para nos sentirmos mais próximos dos nossos colegas”, informa  a secretária de Cultura do Sindicato, Talita Régia.

A profissão bancário é bastante antiga e, até os dias atuais, ainda atrai o interesse de muitas pessoas.  Devido a automatização dos serviços bancários, com as operações sendo cada vez mais realizadas de forma online ou nos caixas de auto atendimento, muitas agências bancárias estão fechando. Por conta disso, o mercado de trabalho para bancários tem estado mais restrito se comparado aos anos anteriores. No entanto, ainda há boas oportunidades surgindo com a aposentadoria de funcionários experientes.