Crianças conhecem a beleza musical reciclando materiais

A música tem o dom de aproximar as pessoas. Escutar música é uma das atividades mais estimulantes para o intelecto das crianças. Estudos comprovam que a música é um elemento fundamental na primeira etapa do sistema educativo pois melhora a coordenação motora, desperta criatividade e sensibilidade e ajuda a criança a comunicar-se melhor. Sem falar que é um aprendizado agradável e divertido.
A criança que vive em contato com a música aprende a conviver melhor com outras crianças. Em função disso a música está sendo introduzida na educação das crianças em idades pré-escolares, devido a importância que representa no seu desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor.
Uma forma de divertir as crianças e, ao mesmo tempo, mantê-las em constante aprendizado é construir com elas instrumentos musicais com materiais reciclados. Assim, aprendem a beleza da música e percebem como reciclar materiais pode ser divertido e ajudar o planeta.
A lição sobre encantar as crianças com a música vem de Rubem Alves. Educador, psicanalista, escritor, teólogo e autor de livros infantis, existenciais, educacionais e religiosos. Ele nasceu em 1933 e faleceu em São Paulo em 2014.
“Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música, não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistérios daquelas bolinhas pretas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes”, Rubem Azevedo Alves.
A lição de hoje é sobre a Cuíca, um instrumento musical criado na África e trazido pelos escravos que vieram de Angola. No Brasil, o instrumento foi incorporado em escolas de samba e outros estilos musicais, como o jazz contemporâneo e a MPB.
Para fazer uma Cuíca Cocorocó, de maneira fácil e divertida, os materiais são:


- Um copo plástico descartável ou um pote de iogurte vazio
- Um palito de picolé
- Uma caneta
- Um pedaço de barbante resistente
- Uma vela branca


Primeira Etapa
Faça um furo no meio do topo do copo descartável, ou de um pode de iogurte, com uma caneta

Segunda Etapa
Passe a vela por todo o barbante

Terceira Etapa
Passe o barbante pelo furo do copo e amarre-o bem em um pedaço de palito de picolé

Para ouvir o “Galo Cantar” é só deixar o barbante, deixando que ele deslize pela mão.
Sua cuíca está pronta! Chame o pessoal para ouvir a sinfonia!
Com criatividade e imaginação, materiais recicláveis podem se transformar em vários instrumentos musicais. É só aproveitar a sonoridade que cada material produz. Tudo que iria se jogado fora, se transforma em arte, em música e proporciona alegria com conscientização.
Disciplinar uma criança por meio da música é surpreendente. Quando ela é incentivada a criar seu brinquedo musical se sente importante e consegue ouvir de forma mais precisa os sons da natureza.