Lições do futebol para a vida

bernadetealves.com

As vantagens e desvantagens podem ser analisadas sob diversos prismas. Quem está na dianteira hoje poderá, dependendo da situação, perder o lugar para quem a vitória parecia impossível. Assim é na vida e assim é nas competições esportivas.

bernadetealves.com
Final do Candangão 2020 entre Gama e Brasiliense

Duas finais de estadual (Grêmio x Caxias e Gama x Brasiliense), que aconteceram no domingo dia 30 de agosto, retratam bem isso e trazem uma lição. Em ambos os casos um dos times de futebol ganhou a partida de ida com 2 gols de diferença e a disputa final foi marcada por reviravolta e fortes emoções. Tanto no RS como no DF, só se conheceu o campeão com o apito final do juiz.

bernadetealves.com
Paco Britto, vice-governador do DF, prestigia a final do Candangão 2020

Aqui em Brasília o Brasiliense venceu o Gama por 3 a 1 no jogo de ida e tudo indicava que seria o campeão do Candangão 2020. A final do principal torneio de futebol do Distrito Federal entre o Gama e Brasiliense, no Estádio Walmir Campelo Bezerra, o Bezerrão, no Gama, teve gol anulado, jogador expulso e ânimos acirrados.

bernadetealves.com
Brasiliense venceu primeira disputa da final do Candangão 2020, no Mané Garrincha, por 3 x 1 contra o Gama

O Jacaré entrou em campo confiante e o Gama não se acovardou. Buscou forças na desvantagem, partiu para cima. Como na vida e no futebol as coisas acontecem quando menos se espera, o jogador Esquerdinha do Brasiliense, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo. O Gama aproveitou a vantagem numérica e fez dois gols no tempo regulamentar. A decisão foi para as cobranças de pênalti.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

O Gama, comandado por Vilson Tadei, converteu todos as quatro cobranças, com Michel Platini, Norton, Peu e Malaquias, o Brasiliense, do técnico Márcio Fernandes, só converteu três: Zé Love, Douglas e Aldo. Rodrigo e Sandy perderam as cobranças e, com isso, o Jacaré viu o Gama comemorar a vitória por 4 a 3 e aumentar a coleção de troféus.

bernadetealves.com
Paco Britto, vice-governador do DF e Celina Leão, secretária de Esportes prestigiaram a final do Candangão 2020, no Bezerrão

O Alviverde conquistou seu 13º título no Candangão.

bernadetealves.com
Gama se supera, vence o Candangão 2020 e conquista 13º título no DF
bernadetealves.com
Gama se supera, vence o Candangão 2020 e conquista 13º título no DF
bernadetealves.com
Brasiliense é vice-campeão do Candangão 2020

Gama e Brasiliense disputaram a final do campeonato por sete vezes. O Gama venceu em 2001, 2003 e 2019; e o Jacaré levantou a taça em 2004, 2006 e 2011. Com a conquista de 2020, o Gama passou na frente.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

No Rio Grande do Sul, o Caxias, um time que disputa a série D do Campeonato Brasileiro, perdeu o jogo de ida para o Grêmio por 2 a 0. Na final, na tarde de domingo, 30 de agosto, o Grêmio entrou na sua casa confiante. Jogou muito bem e fez um gol ampliando a vantagem. Acomodou-se e o Caxias partiu para cima e empatou.

bernadetealves.com
Jogadores do Caxias comemoram gol contra o Grêmio na Final do Gauchão 2020, na Arena do Tricolor

No segundo tempo, o time da serra voltou confiante e com garra fez o segundo gol. Se não fosse a defesa espetacular do goleiro Vanderlei do tricolor, a disputa teria sido levada para os pênaltis. O Grêmio tentou empatar, mas o Caxias impediu as jogadas.

bernadetealves.com
Jogadores do Caxias comemoram a vitória contra o Grêmio na final do Gauchão 2020

O jogo ficou em aberto até o apito final. O Grêmio ganhou o Gauchão 2020 e o Caxias voltou para casa com o orgulho de ter vencido um grande time da Série A, como o Grêmio e de ter superado o Internacional na colocação final do Campeonato Gaúcho de 2020.

bernadetealves.com
Grêmio é campeão do Gauchão 2020 mesmo com derrota para Caxias
bernadetealves.com
Caxias, vice-campeão do Gauchão 2020

Nas duas disputas reverter o favoritismo foi um sonho coletivo e exigiu união e comprometimento de todos. Gama e Caxias mostram a importância de não desistir diante dos obstáculos e de que vale a pena lutar até o final.

bernadetealves.com
Geromel e Kannemann são exemplo de união e sonho coletivo

Grêmio e Brasiliense viram a vantagem se desfazer de forma inacreditável, sendo que o primeiro passou um susto, enquanto o segundo deixou escapar a taça que estava em suas mãos.

bernadetealves.com
Grêmio ganha o Gauchão 2020. Kannemann e Geromel são exemplo de esforço coletivo na conquista do Tri.

A lição do futebol vale para a vida, seja naquele contrato que parecia fechado ou naquela causa aparentemente perdida. É preciso ter cautela quando a sorte está ao seu lado e perseverança quando se busca uma luz no final do túnel.

Fotos:Lucas Uebel/Grêmio FBPA,  Gabriel L. Mesquita/SE Gama e Agência Brasília