Habilidades dos Polvos faz brasileiro ganhar o Michelin Challenge Design

bernadetealves.com
Habilidades dos Polvos faz brasileiro Dayvid Almeida ganhar Michelin Challenge Design 2020

O desenhista industrial da Universidade Federal de Pernambuco, Dayvid Almeida, é o primeiro brasileiro a vencer o desafio “Upcycle”, da 20ª edição do Michelin Design Challenge. Dayvid  concorreu com 246 representantes de  62 países.

A competição internacional, organizada pela Michelin North America, tem o propósito de reconhecer jovens designers que desenvolvem projetos de mobilidade voltados para o futuro sustentável. Integra o Movin’On Startup Challenge, evento dedicado à mobilidade sustentável liderado pela Michelin, que teve sua 4ª edição de 3 a 5 de junho em Montreal, no Canadá.  

A edição de 2020 teve como tema “Upcycle: desenvolvimento de uma mobilidade sustentável e que aproveite as possibilidades tecnológicas do futuro”. Diante dessa provocação, o pernambucano de 27 anos, Dayvid  Almeida, desenvolveu o projeto Volkswagen MUT.E. inspirado nas habilidades dos polvos.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

O projeto consiste em uma membrana feita de smart material que se dobra transformando-se em um veículo e que também pode se converter em módulos arquitetônicos para a cidade, dando diversas funções a um único objeto. Através da biomimética, que se inspira na natureza para a criação de soluções para a indústria, o veículo baseia-se na flexibilidade e capacidade de agarrar objetos que os tentáculos do polvo possui.

É realmente importante pensar na mobilidade como um organismo complexo que poderíamos projetar para o nosso futuro. O primeiro pensamento sobre o Upcycle foi a ideia de criar algo significativo e agregar valor às soluções que a natureza desenvolveu”, afirma o vencedor Dayvid Almeida. “Esse desafio, pela importância que dá aos designers para imaginar o futuro da mobilidade, é o mais importante do mundo no setor, fomentando soluções inovadoras”, conclui o brasileiro Dayvid.

bernadetealves.com
Brasileiro Dayvid Almeida ganha o Michelin Challenge Design 2020 com projeto inspirado em polvos

O designer diz que o foco da indústria automotiva está voltado para a eletrificação da mobilidade o que gera preocupações com o descarte da grande quantidade de baterias inutilizáveis com o tempo. Dayvid explica que a proposta do VW MUT.E segue uma direção totalmente diferente. “O veículo é impulsionado por pistões de ar designados como “smart materials” ou materiais inteligentes, permitindo que os pistões se estiquem para impulsionar o veículo na direção contrária, gerando movimento. Sendo o ar o principal combustível de locomoção, o veículo praticamente criaria vida ‘inspirando’ e ‘expirando’ o ar interno para se locomover”.

A cerimônia de premiação aconteceria em um evento internacional de mobilidade em Montreal, o Movin’on Summit. Por conta do covid-19, o evento aconteceu de forma online no dia 16 de julho. Além de receber um troféu de reconhecimento, Dayvid  terá uma revisão de seu portfólio com importantes diretores de design da indústria automotiva.

bernadetealves.com
Habilidades dos Polvos faz brasileiro Dayvid Almeida ganhar Michelin Challenge Design

O jovem de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, trabalha como designer industrial, integrando a equipe que projeta exoesqueletos da startup pernambucana Neurobots. “Trabalhando nessa startup estou aprendendo com o time a projetar exoesqueletos de uma complexidade considerável. Isso me fez ganhar confiança para utilizar minha criatividade no desenvolvimento de soluções factíveis para a indústria”, diz Dayvid.

O corpo de jurados da premiação foi composto por projetistas de algumas das principais montadoras do mundo, como BMW, Hyundai, Honda, Ford e General Motors, e por pesquisadores e designers ligados a universidades.  “O mundo está buscando uma economia cada vez mais circular, que faz mais com menos matérias-primas na produção de soluções para os desafios sociais, ambientais e econômicos de nosso tempo. Além de um desafio, é um propósito que guia nossos negócios”, disse Nicholas Mailhiot, porta-voz do Michelin Challenge Design. 

bernadetealves.com
Brasileiro Dayvid Almeida ganha o Michelin Challenge Design 2020 com projeto inspirado em polvos

A Michelin fica em Clermont-Ferrand na França, está presente em 170 países, emprega mais de 127.000 pessoas em todo o mundo e dispõe de 69 centros de produção implantados que fabricaram cerca de 200 milhões de pneus em 2019.

A líder do segmento de pneus se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los a tornar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade.