Programa de Combate a Fome ganha Nobel da Paz 2020

bernadetealves.com
Programa Mundial de Alimentos da ONU ganha Nobel da Paz 2020

A ONU foi laureada pelos seus esforços em combater a fome e por sua contribuição para melhorar as condições de paz em zonas de conflito onde há mais risco de desnutrição.

O anúncio foi feito pelo comitê norueguês do Nobel na manhã desta sexta-feira. O vencedor do Nobel é decidido por um comitê eleito pelo parlamento da Noruega e o prêmio é de dez milhões de coroas suecas, ou cerca de US$ 1,1 milhão. A entrega à ONU será em Oslo, na Noruega, em 10 de dezembro. 

bernadetealves.com
Berit Reiss-Andersen, presidente do Comitê Norueguês do Nobel, durante anúncio do Nobel da Paz 2020

Segundo a organização do Nobel, O Programa Mundial de Alimentos da ONU já seria um merecedor do prêmio sem a pandemia, por atuar como força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como arma de guerra e conflito.

De acordo com a Academia Sueca com a Covid-19 os motivos ficaram mais evidentes: a comida está menos disponível. Nesse cenário, “o programa da ONU demonstrou uma habilidade impressionante de intensificar seus esforços”.

Berit Reiss-Andersen, presidente do Comitê Norueguês do Nobel disse que a necessidade de solidariedade internacional e cooperação multilateral é mais evidente do que nunca neste momento de pandemia do novo coronavírus.

bernadetealves.com
Berit Reiss-Andersen, presidente do Comitê Norueguês do Nobel, durante anúncio do Nobel da Paz 2020

“O Comitê Nobel da Noruega decidiu conceder o Prêmio Nobel da Paz de 2020 para o Programa Mundial de Alimentos por seus esforços para combater a fome, por sua contribuição para melhorar as condições à paz em áreas afetadas por conflitos e por atuar como força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como arma de guerra e conflito. O Programa Mundial de Alimentos é a maior organização humanitária do mundo que trata da fome e promove a segurança alimentar. Em 2019, o PMA forneceu assistência a cerca de 100 milhões de pessoas em 88 países, vítimas de insegurança alimentar aguda e fome”, declara Berit Reiss-Andersen.

bernadetealves.com
Programa Mundial de Alimentos da ONU ganha Nobel da Paz 2020

Em 2020, a instituição teve trabalho dobrado. Em países como Sudão do Sul e Iêmen, onde a pandemia se misturou a conflitos violentos, o impacto foi ainda mais preocupante. Milhões de crianças foram afetadas indiretamente pela Covid-19 devido a privação do acesso a alimentos, remédios e vacinas.

O órgão ligado à ONU foi fundado em 1960 e tem sede em Roma. É a maior entidade que combate os problemas de fome e promove segurança alimentar no mundo, a cada ano.

bernadetealves.com
Programa Mundial de Alimentos da ONU ganha Nobel da Paz 2020

O Programa de Alimentos deu auxílio a cerca de 97 milhões de pessoas, em 88 países, de acordo com a página da PAM na internet. A agência chegou a ser liderada por um brasileiro no começo dos anos 80, o embaixador Bernardo de Azevedo Brito.

“Agradecemos ao comitê do prêmio por honrar o Programa Mundial de Alimentos com o Nobel da Paz 2020. Esse é um lembrete poderoso para o mundo de que a paz e o combate à fome caminham lado a lado”, afirmou o Programa em sua conta em uma rede social.

bernadetealves.com
Programa Mundial de Alimentos da ONU ganha Nobel da Paz 2020

O atual chefe da entidade, o americano David Beasly, afirmou estar “em choque” diante do prêmio. Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, imediatamente emitiu um comunicado comemorando a decisão de Oslo.

O porta-voz do Programa Mundial de Alimentos, Tomson Phiri, disse que o prêmio para a agência “é um momento de orgulho”. Ele participava de um encontro semanal na sede das Nações Unidas em Genebra quando foi surpreendido com o anúncio do Nobel . “Este ano nós tivemos que atender a uma convocação para agir”, disse Phiri, se referindo ao atendimento às vítimas da fome durante a pandemia do novo coronavírus.

bernadetealves.com
Tomson Phiri, porta-voz do Programa Mundial de Alimentos

O diretor do escritório brasileiro do programa, Daniel Balaban, disse que o anúncio foi “uma surpresa completa” e defendeu o trabalho contínuo desta agência das Nações Unidas. Ele reforçou a importância do combate à fome para a redução dos conflitos. “A desigualdade leva à desesperança”, disse Balaban. “O WFP é fundamental. E se ele parasse agora, muito gente morreria de fome.”

bernadetealves.com
Programa Mundial de Alimentos da ONU ganha Nobel da Paz 2020

Como o PAM depende de financiamento voluntário esperamos que as grandes potências enxerguem a importância do Programa de Alimentos da ONU e passem a contribuir.

Com a escolha do Nobel da Paz, anunciado nesta sexta-feira, a  academia Sueca entrega na segunda-feira dia 12 o Nobel de Economia, última premiação de 2020.

bernadetealves.com
Nobel da Paz 2020 vai para o Programa Mundial de Alimentos da ONU

Literatura: Louise Glück

Física: Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez

Química: Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna

Medicina: Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice

Fotos: Reprodução Reuters