Luto em Brasília: morre o comunicador Ricardo Noronha

bernadetealves.com
Ricardo Noronha, ícone da comunicação em Brasília

É com muita tristeza que registro o falecimento do radialista, publicitário e apresentador de televisão Ricardo Noronha, aos  64 anos, vítima de câncer. A notícia pegou todos de surpresa. Entristece Brasília e uma legião de fãs do renomado comunicador que era símbolo do jornalismo do Distrito Federal e parte da história da cidade.

Sua morte interrompe uma trajetória de anos de bons serviços em prol da comunidade e da imprensa de Brasília. A notícia de ‘cara limpa’ foi silenciada pelo câncer.

bernadetealves.com
Radialista e apresentador de TV Ricardo Noronha

João Ricardo Noronha da Silva era um comunicador nato e começou no rádio em 1973. Era especialista em reunir pessoas e descobrir talentos musicais. Cuidava de todos, menos de si. Tanto é que quando descobriu o câncer se isolou. Suportou a doença no aconchego da família.

Fez todos os tratamentos possíveis, ficou internado por meses e como não tinha mais o que fazer, a família decidiu dar continuidade ao tratamento na casa dele, onde, infelizmente veio a óbito na noite de 09 de outubro.  Que Deus conforte o coração da esposa Ritinha,sua companheira de vida e jornada e dos filhos Juliana e Ricardo Noronha Filho e demais familiares.

Perdemos não apenas um profissional do Rádio, da Televisão, da imprensa escrita e da sétima arte, mas também um colega amigo, incentivador dos novos talentos, o porta voz dos anseios da comunidade e o defensor dos animais.

bernadetealves.com
Ricardo Noronha no comando do SOS Brasília

Ricardo Noronha respirava trabalho. Seus programas de auditório eram disputadíssimos por todos que queriam fazer sucesso na música. Seu último trabalho na telinha foi o programa SOS Brasília, na TV Brasília e na internet. Noronha foi um dos fundadores da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e do Entorno (ABBP).

A fórmula do sucesso de Noronha era simples: compromisso com a verdade, jornalismo comunitário, interação com os ouvintes e telespectadores, agilidade nas coberturas, ética, respeito, alto astral e música para embalar os corações. Principalmente de seu amigo Amado Batista.

bernadetealves.com
Ricardo Noronha, comunicador e ex-deputado federal, perde a vida aos 64 anos

Ricardo foi um grande comunicador. Amava o que fazia. Foi meu colega na Rádio Nacional e na TV Brasília durante anos. Se destacava pelo bom humor, cordialidade com os colegas, atenção com os ouvintes e campanhas de solidariedade. Noronha fazia parte dos clubes de serviços da capital.

Tive também a oportunidade de dividir com ele, por diversas vezes, a apresentação de programas de rádios e de televisão na extinta TV Capital e na Rádio Nacional no final da década de 1980. Em algumas ocasiões fui jurada de seu programa dominical de auditório, Show das Satélites, na televisão em Brasília.

Noronha era um admirador do trabalho do governador Joaquim Roriz. O publicitário era colaborador em diversas áreas e teve atuação importante em suas gestões na área de cultura e educação. Foi membro do Conselho de Administração da CEB de 1991 a 1995.

O trabalho político foi reconhecido na legislatura de 1999. Ricardo foi eleito suplente de deputado federal e assumiu no dia 23 de fevereiro de 1999, quando o deputadoTadeu Filippelli assumiu a Secretaria de Obras. Ricardo Noronha exerceu o mandato  até 4 de abril de 2000. Foi membro Titular da CPI: Avanço e Impunidade do Narcotráfico, Titular da Comissão Representativa do Congresso Nacional e da Comissão de Combate à Violência. Representou muito bem o Distrito Federal e o na Câmara dos Deputados.

bernadetealves.com
Ricardo Noronha no comando de seu programa de auditório

Ao tomar conhecimento da morte prematura de Ricardo Noronha, o governador Ibaneis Rocha emitiu nota de pesar.

“O Distrito Federal fica mais pobre hoje com a morte do jornalista e ex-deputado federal Ricardo Noronha. Comunicador querido por todas as classes sociais, foi presente na televisão, rádio e ultimamente nas redes sociais com um jeito único de informar e entreter, o que lhe rendeu uma legião de amigos e fãs. Sua morte interrompe uma carreira repleta de êxitos. Que Deus conforte seus familiares nesta hora de dor, mas faço votos que as lembranças alegres que ele espalhou pela vida permaneçam vivas na memória de todos”.

Vá em paz querido, respeitado e competente comunicador Ricardo Noronha. Que Nossa Senhora te cubra com seu manto protetor e dê forças para a Ritinha, suportar tamanha dor.