Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher faz 40 anos

bernadetealves.com

Neste 10 de outubro é dia de refletirmos que a desigualdade de gênero continua causando feridas no corpo e na alma da mulher. O Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher foi instituído há 40 anos após uma mobilização feita em São Paulo por mulheres que ocuparam as escadarias do Theatro Municipal para defender a igualdade e gênero e o fim do patriarcado.

bernadetealves.com

O tempo passou,  mas o sofrimento e a humilhação continuam nos dias atuais  e se agravaram com a pandemia do novo coronavírus  devido ao distanciamento social. O alerta é do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Infelizmente o Brasil figura entre os primeiros países do mundo em número de feminicídios e mortes maternas e nesta ano a violência doméstica aumentou 50%. O fim da violência contra às mulheres é uma luta de todos nós.

bernadetealves.com

Não é uma luta fácil. Mas a cada ano mais mulheres deixam de se calar e denunciam as agressões. A Lei Maria da Penha é o instrumento para isso. Mulheres, sejam fortes! Denunciem abusos e maus tratos.

Para coibir a violência doméstica contra mulheres o Conselho Nacional de Justiça e a Associação dos Magistrados Brasileiros, lançaram em junho, a campanha Sinal Vermelho, para incentivar as vítimas a fazer denúncias em farmácias, um local seguro e acolhedor. Um ponto de apoio contra a violência doméstica.

bernadetealves.com

Sinal Vermelho é um instrumento de segurança, mas a solução para a violência de gênero está em romper padrões culturais que insistem  em subalternizar as mulheres. O respeito ao gênero começa pela educação.