Dia do Professor: a profissão que forma todas as outras dá novas lições

bernadetealves.com

O professor tem mais chão nos olhos do que cansaço na mente. Mais estrada no coração, do que medo na cabeça. Mesmo diante a tantas incertezas encaram os fogos do hoje como tiros para uma nova  largada.

A pandemia trouxe uma preocupação a mais não só para os professores, como para a comunidade em geral. Manter o trabalho, investir na saúde e cuidar da casa e da família durante momentos de epidemias são desafiadores.  O cuidado  com a saúde é somada ao medo de perder emprego ou renda e o desconhecimento com o futuro.

Os professores, por exemplo, em razão da suspensão das aulas por conta do distanciamento social, precisaram lidar com a pressão de adaptar-se a ferramentas virtuais, preparar atividades que mantenham os alunos estimulados e, ao mesmo tempo, estar disponíveis para esclarecer dúvidas. Também ficaram atentos com a saúde, bem-estar e alimentação dos alunos, além de questões como conectividade para que ninguém fique para trás durante a suspensão das aulas.

bernadetealves.com
Dia do Professor: a profissão que forma todas as outras se reinventa durante a pandemia

Os educadores tiveram que se superar para transmitir conteúdos e passar segurança em meio a insegurança dos novos tempos. Mesmo sentindo-se impotentes diante a tantas incertezas, buscaram forças para passar tranquilidade e esperança para os alunos porque sabem que a educação é uma poderosa ferramenta de transformação.

Neste 15 de outubro, Dia do Professor, é importante valorizarmos a história de vida e de luta dos mestres que formam todas as outras profissões. Vamos dar mais valor para luta por educação de qualidade e para todos.

Embora seja uma das competências mais admiradas pela sociedade, os professores sofrem, em alguns casos, com baixos salários, precárias condições de trabalho, indisciplina e desrespeito de alunos e com o trabalho excessivo.

bernadetealves.com
Dia do Professor: a profissão que forma todas as outras se reinventa com aulas online como esta professora em Salvador

Soma-se a esses fatores o peso que, muitas vezes, o professor carrega em educar os estudantes, porque muitas famílias transferem esta responsabilidade para a escola.

Segundo o professor e filósofo Mario Sérgio Cortella, “educar” é responsabilidade dos pais e da família e “escolarizar”, é função do professor e da escola.

bernadetealves.com

Para quem carrega no coração o dom de transmitir conhecimento e de contribuir com um futuro mais inclusivo, a carreira de professor é bastante importante e oferece uma grande oportunidade para que as pessoas não só acumulem saberes, mas também oportunizem a outras pessoas o desenvolvimento das diferentes formas de conhecimento. O professor é quem prepara o aluno para assimilar melhor as características e processos inerentes ao mundo em que vive. Uma missão desempenhada com paciência, dedicação e amor.

Viva a arte de ensinar e aprender!