Fotógrafos revelam no livro “Pró-New Brasília” os bastidores do rock

bernadetealves.com

Brasília é um celeiro musical e cultural desde os anos 80, período de intensa efervescência, e serve de inspiração para a divulgação de obras literárias, filmes e documentários.

Naquela época o rock explodia na cidade com o surgimento de bandas como Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial. Os profissionais que trabalhavam nos estúdios de gravação e agências de fotografias, acompanharam de perto o nascimento do cenário cultural e musical na capital do país.

bernadetealves.com

Dentre eles Nick Elmoor e Ricardo Junqueira. Eles trabalhavam na agência de fotografias Pós-New, no Brasília Rádio Center, na Asa Norte, mesmo prédio onde também ficavam os principais estúdios de gravação da capital. Os fotógrafos clicaram momentos interessantes dos bastidores da música e da pegada ‘punk’ dos anos 80.

bernadetealves.com

Trinta anos depois, em meio a um rico acervo dos bastidores das bandas que nasceram aqui em Brasília e que ganharam o Brasil, como Legião Urbana, Capital InicialPlebe Rude, Arte no Escuro, Escola de Escândalos, entre outros talentos musicais, Nick e Ricardo resolveram reunir tudo isso em um livro fotográfico.

A obra “Pós-New Brasília” tem por objetivo resgatar um momento ímpar do cenário musical da capital e compartilhar os bastidores das bandas de rock que nasceram em Brasília na década de 1980 e o espírito punk que reinava naquela época.

bernadetealves.com
Livro “Pós-New Brasília” revela os bastidores do rock nos anos 80

As imagens capturadas pelas lentes dos colegas e amigos Nick Elmoor e Ricardo Junqueira são inéditas e nos remetem aos tempos áureos da cena cultural. É a biografia de um tempo que permanece vivo na memória de todos. Principalmente, o astro Renato Russo, que tem seu nome eternizado em um Centro Cultural em Brasília.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

Para o fotógrafo Nick, que atualmente mora em Portugal, e que já lançou os Livros “Além da Linha” e  “A Leica”, o material que compõe o “Pós-New Brasília”,  além de contar as histórias dos artistas, também é um registro do começo da própria carreira dele e do colega Ricardo Junqueira. “Nesses milhares de negativos estão as nossas trajetórias”, diz. “Os anos 80 foram determinantes na história da cidade, assim como foram determinantes nas nossas trajetórias profissionais”, complementa Nick Elmoor.

bernadetealves.com
O fotógrafo e escritor Nick Elmoor, no lançamento do livro “A Leica”

Ricardo Junqueira diz que  o material é como um “álbum de família”. “O livro é um registro da minha juventude, início da vida adulta, com as fotos dos amigos, na época não eram ícones”. “A ideia de juntar isso em um livro é de poder compartilhar este momento com quem estava lá e com quem não viveu aquela época, que foi tão rica”, completa o fotógrafo.

bernadetealves.com
Livro “Pós-New Brasília” revela os bastidores do rock nos anos 80

O livro “Pós-New Brasília” é apresentado pelo mestre em Comunicação e professor da UnB, Marcelo Feijó. O doutor em fotografia é filho do arquiteto e pintor Elder Rocha Lima e irmão do pintor Elder Rocha Filho.

“A cidade e seus personagens estão espalhados entre as imagens. Entre eles, o astro maior do Rock Brasília, o genial Renato Russo, uma usina de criatividade, às vezes doce, outras vezes irascível, com seu inconformismo transbordante. Não é à toa que sua obra e figura é cada dia mais cultuada por sucessivas gerações.
 
Nick Elmoor e Ricardo Junqueira incorporaram o próprio “espírito do tempo”, da cidade como um projeto ocupado, um verdadeiro lugar de múltiplos encontros, onde as próprias carências estimulavam a criatividade”.

bernadetealves.com
Renato Russo,astro do rock, é um dos destaques do “Pós-New Brasília”

Para que toda a memória cultural chegue até o público eles iniciam a partir desta sexta-feira, uma campanha de financiamento coletivo pela internet. A obra “Pós-New Brasília – uma biografia fotográfica de um tempo que não foi perdido” será comercializado na página do Catarse, de 13 de novembro a 31 de dezembro, e com várias possibilidades de compra.  https://www.catarse.me/posnew

O livro “Pós-New Brasília” nos remete a uma época em que a internet ainda não existia e a comunicação era feita por telefone fixo. Reunir público para show era trabalho de formiguinha, de persistência e muita vontade.

Fotos: Divulgação do Livro Pós-New Brasília.