Fiocruz elege dez cidades brasileiras com maior qualidade de vida e igualdade social

bernadetealves.com
São Vendelino, RS, é eleita a melhor cidade em qualidade de vida e igualdade social pela Fiocruz

O Rio Grande do Sul é destaque no ranking da Fundação Oswaldo Cruz, com 5 das 10 cidades brasileiras com maior qualidade de vida e igualdade social. O Estado conquistou o primeiro e o segundo lugar do ranking  com a cidade de São Vendelino (1º) e Westfália (2º). Os dados tem como base o Censo do Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE).

bernadetealves.com
Igreja Evangélica Sião, de Linha Frank, local de batismo do ex-presidente do Brasil, general Ernesto Geisel

As dez melhores cidades brasileiras para morar são:

  • 1º  – São Vendelino – RS
  • 2º  – Westfália – RS
  • 3º  – São Caetano do Sul – SP
  • 4º – Balneário Camboriú – SC
  • 5º  – Águas de São Pedro – SP
  • 6º  – Dois Irmãos – RS
  • 7º  – Tuparandi – RS
  • 8º  – São José do Hortêncio – RS
  • 9º  – Pomerode – SC
  • 10º – Blumenau – SC
bernadetealves.com
A cidade gaúcha de Westfália, top 2 do ranking da Fiocruz com maior qualidade de vida e igualdade social

O Índice Brasileiro de Privação (IBP),vai ser lançado oficialmente dia 9, às 15 horas, durante evento online com a participação de pesquisadores do Centro de Integração de Dados e Conhecimento para a Saúde (Cidacs), vinculado a Fiocruz e responsável pelo ranking.

O Índice da Fiocruz levou em conta o equilíbrio entre as classes sociais, a oportunidade de desenvolvimento para todos, condições de moradia, renda e educação. Não é a primeira vez que os municípios gaúchos são reconhecidos como melhores lugares para se morar.

bernadetealves.com
São Vendelino, RS, é eleita a melhor cidade em qualidade de vida pela Fiocruz

O Município de São Vendelino localiza-se no extremo sul do Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul, há cerca de 90 km de Porto Alegre, na região denominada Vale do Rio Caí, próximo à Serra Gaúcha.Rica em belezas naturais se destaca pelas belas paisagens naturais e cultura e tradição.

bernadetealves.com

As cidades gaúchas se destacam pelas estações mais amenas, desenvolvimento socioeconômico e a proximidades com o Uruguai e Argentina. O estado gaúcho atrai pessoas de diversas partes do Brasil interessadas em ter mais qualidade de vida.

bernadetealves.com
São Vandelino é eleito pela Fiocruz como a primeira cidade brasileira em qualidade de vida e igualdade social

O Rio Grande do Sul, colonizado por  alemães, italianos, espanhóis e portugueses,possui o quarto maior PIB entre as unidades da federação (o maior da região Sul) e o sexto IDH mais elevado do país, indicador que avalia justamente a qualidade de vida da população.

bernadetealves.com
São Vandelino é eleito pela Fiocruz como a primeira cidade brasileira com qualidade de vida e igualdade social

Além disso, mesmo com a crise econômica e a pandemia, possui uma das maiores taxas de expectativa de vida (78 anos) e de média salarial entre os trabalhadores. Destaca-se também pelo baixo índice de analfabetismo e mortalidade infantil, bem como a grande oferta de universidades e instituições de ensino superior.

bernadetealves.com
Westfália, RS, é eleita pela Fiocruz a segunda cidade brasileira em qualidade de vida e igualdade social

Westfália fica na parte central do Estado gaúcho e faz parte da Colônia Teutônia colonizada a partir de 1858, com a chegada de imigrantes alemães vindos da região de Westfália, Alemanha, e de descendentes de alemães, originários do Hunsrück.

O símbolo do município é o Sapato de Pau, trazido pelos migrantes alemães que vieram da Alemanha, e continua sendo confeccionado como forma de preservar a cultura e tradição. O dialeto plattdüütsch, originário no Norte da Alemanha, ainda é falado pela grande maioria da população.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

Westfália se destaca pelas belas paisagens de vales e montanhas, matas naturais, cascatas, lagos naturais, como as lagoas do Paraíso Paissandu e o Morro do Tico-Tico. A Igreja Evangélica Sião, de Linha Frank, com mais de 100 anos, foi o local de batismo do ex-presidente do Brasil, general Ernesto Geisel.

A dança, representada pelo Grupo de Danças Westfälische Tanzgruppe, preserva a cultura germânica. O grupo é o único da região que realiza todas as suas apresentações com o Sapato de Pau.

bernadetealves.com
Westfália, RS, é eleita pela Fiocruz a segunda cidade brasileira em qualidade de vida e igualdade social

Como gaúcha posso assegurar que não é apenas o desenvolvimento socioeconômico que proporciona ótima qualidade de vida nas cidades gaúchas. O estado consegue combinar de forma única a natureza, com seu clima ameno e belezas naturais, e uma rica história cultural.

Viver nos municípios gaúchos é, portanto, uma experiência incrível que representa a oportunidade dos sonhos para quem deseja mudar de vida, buscando novos objetivos.

bernadetealves.com
São Caetano do Sul, SP, está no Top 3 entre as dez melhores no ranking da Fiocruz

A terceira cidade no ranking da Fiocruz é São Caetano do Sul, da região do ABC Paulista, com cerca de 150 mil habitantes. A cidade é muito conhecida por ser o destino de quem procura uma vida melhor e mais tranquila.

bernadetealves.com
Parque Municipal de São Caetano do Sul, SP

A cidade possui o melhor IDH do Brasil, de acordo com o PNUD (2010) e possui vocação para o comércio, para a indústria e o desenvolvimento. Além disso, é uma cidade bastante charmosa com várias atrações de lazer, oportunidades de crescimento e acesso facilitado a outras cidades  e sempre em expansão.

bernadetealves.com
Balneário Camboriú é eleita pela Fiocruz como a 4ª cidade brasileira em qualidade de vida e igualdade social

Balneário Camboriú é uma cidade turística no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil. É conhecida pelos grandes edifícios e por praias como a Praia Central.  Bares, restaurantes e lojas preenchem a Avenida Atlântica, uma avenida movimentada junto à praia. O Parque Unipraias fica na foz do Rio Camboriú e oferece vistas a partir das tirolesas e dos teleféricos. O monumento Cristo Luz, uma enorme estátua de Cristo, contempla a cidade.

bernadetealves.com
Águas de São Pedro é eleita pela Fiocruz como a 5ª cidade brasileira em qualidade de vida e igualdade social

O Top 5 é Águas de São Pedro, um município brasileiro do estado de São Paulo, distante 187 quilômetros de sua capital e localizado entre Piracicaba e Brotas. Ocupa uma área de 3,61 km², sendo o menor município paulista e o segundo menor município brasileiro em extensão territorial, sendo maior apenas que Santa Cruz de Minas.

bernadetealves.com
Águas de São Pedro é eleita pela Fiocruz como a 5ª melhor cidade brasileira em qualidade de vida e igualdade social

Águas de São Pedro possui uma interessante atividade turística, pois é uma das onze cidades paulistas considerados como estâncias hidrominerais. Ou seja, a cidade possui uma fonte de águas termais que atraem a atenção de diversos visitantes. Além disso possui atividades culturais, além de turismo religioso.